Transtorno pelo consumo de cafeína precisa ser tratado, dizem pesquisadores
Transtorno pelo consumo de cafeína precisa ser tratado, dizem pesquisadores

Transtorno pelo consumo de cafeína precisa ser tratado, dizem pesquisadores

Embora o uso da cafeína seja difundido e socialmente aceitável, a pesquisa alerta que a normalização não exclui os efeitos colaterais negativos que podem prejudicar o funcionamento diário

Um estudo da American University colocou na berlinda um queridinho dos brasileiros: o café. Segundo a pesquisa, o consumo da bebida pode causar prejuízos e o principal dele é não conseguir parar de consumi-la. O estudo trata o problema como "trantorno de uso da cafeína", caracterizado por notáveis dificuldades que as pessoas encontram ao tentar limitar a ingestão.

A professora de psicologia da American University, Laura Juliano, que assina junto com mais três pesquisadores o trabalho "Caffeine Use Disorder: A comprehensive Review and Reserch Agenda" (Distúrbios por Uso de Cafeína: uma agenda de análise e investigação), revelou as más notícias para os viciados em cafeína.

"Há um equívoco entre os profissionais e leigos de que não é difícil desistir da cafeína. Entretanto, em um estudo com a população, mais de 50% dos consumidores regulares de cafeína alegam que tiveram dificuldades ao tentar parar ou reduzir o uso da substância", diz Laura Juliano.

"Através da nossa pesquisa, observamos que as pessoas que foram incapazes de parar ou cortar o consumo de cafeína sozinhos estariam interessadas em receber um tratamento formal similar à assistência que as pessoas podem ter quando querem parar de fumar", complementa.

Embora a pesquisadora saiba que o uso da cafeína é difundido e socialmente aceitável, ela alerta que a normalização não exclui os efeitos colaterais negativos que podem prejudicar o funcionamento diário.

Os autores afirmam que as recomendações de restrição devem ser incluídas na comercialização de produtos com cafeína.

Tradução: Lívia Pereira
Conteúdo cedido pelo Truthdig para publicação por meio de licença Creative Commons.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.