STJ decide: somente Sport/PE é campeão brasileiro de futebol de 1987
STJ decide: somente Sport/PE é campeão brasileiro de futebol de 1987

STJ decide: somente Sport/PE é campeão brasileiro de futebol de 1987

"Campeão é campeão", declara o ministro Sidnei Beneti ao votar a favor do Sport Club do Recife

Na tarde desta terça-feira (8) o Superior Tribunal de Justiça deu a exclusividade do título de campeão brasileiro de 1987 ao Sport Club do Recife. Por quatro votos a um, os desembargadores decidiram não dividir a conquista com o time do Flamengo, como queria a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O Flamengo pode recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal.

O STJ já havia dado o reconhecimento do título ao Sport. Mas o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, reconheceu a Copa União de 87 também como um título nacional, fazendo com que o time pernambucano e o carioca voltassem a se enfrentar não somente no gramado, como também nos tribunais.

Para a ministra e relatora do processo, Nancy Andrigui, única a votar a favor do clube carioca, o pedido de cumprimento de sentença apresentado pelo Sport depois de a CBF também reconhecer o Flamengo como campeão daquele ano extrapola o decidido pela Justiça em 1994. Portanto, não haveria impedimento à sentença que declarou os dois times campeões naquele ano. O segundo a votar foi o ministro Sidnei Beneti, que divergiu do voto da relatora e foi acompanhado pelo ministro João Otavio de Noronha. Beneti declarou que o Sport é o único campeão de 1987. “Campeão é campeão”, afirmou ao votar.

Histórico

Devido à falta de patrocinadores, a CBF decidiu não realizar o Brasileirão em 1987. A partir disso, empresas como a Rede Globo e Coca-Cola criaram a Copa União, tendo a própria CBF como organizadora do evento. Com isso, foi determinada a inclusão de mais 16 equipes, que juntas formariam o Módulo Amarelo. As outras 16 formaram o Módulo Verde, todas convidadas pelos patrocinadores por serem consideradas os maiores times do país na época.

Pelo regulamento da Copa União, haveria cruzamento entre os dois melhores colocados de cada módulo. Mas Flamengo e Inter, campeão e vice do grupo verde, se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, campeão e vice do amarelo. Na final, os pernambucanos derrotaram o Guarani e comemoraram o título.

Questionamento

O Jornal do Brasil questionou a validade da decisão, alegando que o júri não obteve o quórum necessário para setença ser válida. O STJ não divulgou posicionamento sobre o assunto ainda.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.