Café com ADM
#

Startups paraibanas ganham incentivo

Projeto Start Paraíba vai selecionar 20 empresas de João Pessoa e 10 de Campina Grande que irão desenvolver e testar seus produtos para atingir os melhores resultados possíveis

Projetos focados no desenvolvimento de soluções inovadoras para as necessidades do mercado e com alto potencial de crescimento podem ser inscritos, até a próxima quinta-feira (20), no maior programa de educação voltado para empresas startups do Estado, o Start Paraíba. A iniciativa, que tem à frente o Sebrae Paraíba, vai selecionar 20 empresas de João Pessoa e 10 de Campina Grande, que durante três meses irão participar de uma série de palestras, workshops práticos, sessões de mentoria, ministrados por especialistas com diferentes expertises e de diversas cidades do país.

O programa é dividido em 10 módulos e, ao longo do período das atividades, as equipes participantes terão que desenvolver e testar o seu produto buscando atingir os melhores resultados possíveis. “O objetivo final do programa é estruturar sua empresa e deixá-la pronta para crescer”, explicou a gestora do Programa Start Paraíba, Danyele Raposo. Ela ressaltou que podem participar empresas iniciantes ou consolidadas, que já possuem protótipo desenvolvido, iniciando a busca por clientes. “A preferência é por empresas de Web, Software ou Mobile, mas serão aceitos projetos de outros segmentos. É muito importante que sua empresa possa crescer, aprender e mudar no período de capacitação de 3 meses”, destacou.

Mesmo aqueles que ainda não tem empresa formalizada podem se inscrever, porém é necessário que o objetivo claro seja desenvolver a startup até o final do programa. Um dos critérios é que sejam inscritas equipes. “Nós preferimos equipes equilibradas, que têm uma ampla gama de habilidades. Por exemplo, um desenvolvedor forte pode adicionar alguém de negócios e/ou experiência no mercado, ou vice e versa. Preferimos times de três pessoas: um visionário, um comercial e um técnico”, ressaltou a gestora do Start Paraíba.

Durante as atividades do programa, os participantes irão trabalhar com metodologias comprovadas que mais se aplicam ao ambiente de inovação, como Lean Startup, BM Canvas, Métricas, Customer Development, Valuation, terão acesso a mentores e consultores com expertises diversos, conhecerão muitas pessoas do mercado e ainda terão a oportunidade de realizar um pitch (apresentações para investidores com duração de três a cinco minutos) para um grande número de investidores no Demo Day, que acontece no dia 18 de maio, na Feira do Empreendedor da Paraíba.

As inscrições no Start Paraíba podem ser feitas através do site www.startpb.com.br. No link “quero me inscrever agora”, será preciso fornecer algumas informações pessoais e descrever em poucos caracteres o projeto e as habilidades de cada membro da equipe. Todos os workshops e consultorias presenciais serão realizadas em João Pessoa. O calendário das atividades já está no site.

Os projetos selecionados (30 no total) pagarão uma taxa de R$200. O valor original do programa é de R$1 mil por equipe selecionada, mas o Sebrae Paraíba está subsidiando 80% do investimento para viabilizar a participação do maior número de projetos.

O projeto - O Start Paraíba teve início no final do ano passado, vai continuar em vigor até 2017 e tem como proposta promover uma série de aportes para quem está iniciando a carreira no mundo tecnológico. Neste período, serão atendidas 150 startups e serão realizadas ações de fomento, apoio e orientação para tornar soluções inovadoras em negócios viáveis.

Startups na feira do empreendedor - As empresas de base tecnológica, as startups, terão uma área especial na Feira do Empreendedor da Paraíba, que acontece de 15 a 18 de maio deste ano. O espaço será voltado ao empreendedorismo e à inovação, com uma oportunidade para que jovens empresários e empreendedores paraibanos apresentem ideias inovadoras e projetos para jurados e investidores.

“A Feira do Empreendedor é um grande evento estadual e uma ótima oportunidade para as startups apresentarem projetos que melhorem as áreas de saúde, educação, inclusão social, cultura, meio ambiente, telecomunicações, entretenimento, varejo e e-commerce. Também será um espaço para capacitação, suporte financeiro e networking”, destacou Danyele Raposo.

Ela acrescentou que, no dia 18 (domingo), será realizado o primeiro Demo Day do Estado, um evento composto por palestras, pitchs (apresentações para investidores com duração de três a cinco minutos) e painéis de debates sobre modelos de negócios, investimentos, empreendedorismo. A lista de palestrantes, juízes, bem como as inscrições e submissões de projetos para participar do evento serão divulgados em breve.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.