Startups no Brasil: como ter sucesso?
Startups no Brasil: como ter sucesso?

Startups no Brasil: como ter sucesso?

Apesar do alto risco, as startups que encontram o caminho do sucesso tendem a trazer rapidamente um grande retorno para os founders e investidores

Empreender é sempre um desafio. Empreender no Brasil pode ser mais desafiador ainda, por conta das burocracias e do cenário de incertezas políticas e econômicas. Imagine, então, empreender com produtos inovadores, que geram alto risco para os negócios. É esse cenário que enfrentam as startups no Brasil.

Apesar do alto risco, no entanto, as startups que encontram o caminho do sucesso tendem a trazer rapidamente um grande retorno para os founders, para os investidores e, de forma mais abrangente, até para a economia do país.

Quer entender melhor como funciona esse tipo de negócio e como é o cenário das startups no Brasil? Acompanhe agora este artigo para entender tudo:

O que é startup? Como funciona?

Startups precisam ter CNPJ, emitir notas fiscais, pagar tributos e gerenciar suas contas. Elas podem atuar nos mais diversos setores: saúde, educação, transporte, segurança, telecomunicação etc. Parece ser uma empresa como qualquer outra, não é?
Porém, algumas características diferenciam esse tipo de negócio de uma empresa tradicional:

- Modelo de negócios em estágio inicial (ambiente de incertezas);
- Alto potencial de ganhar escala rapidamente;
- Relação com inovação e tecnologia;
- Estrutura enxuta e equipes com poucos profissionais;
- Agilidade e flexibilidade para se adaptar às rápidas mudanças.

Startups, portanto, estão em busca de um modelo de negócios lucrativo, escalável e repetível. Isso significa que o custo de operações deve se manter baixo, mesmo que aumente o número de clientes do negócio.

Uma padaria ou agência de publicidade, por exemplo, podem ser entendidas como startups? Dificilmente, pois quanto mais clientes absorvem, mais precisam contratar funcionários e aumentar sua estrutura. Além disso, o modelo de negócios não tem nada de inovador.

Qual é o cenário das startups no Brasil?

Quando se fala em startups, muitas pessoas pensam logo no Vale do Silício, polo tecnológico onde estão empresas como Google, Apple, Oracle, Netflix e Facebook. Nada mal, não é?

E no Brasil, você acha que as startups têm um ambiente de negócios como esse? Por aqui, existem várias iniciativas de comunidades de empreendedores para criar um ecossistema favorável à inovação. A intenção é estimular a cadeia das startups, que envolve empreendedores, investidores, aceleradoras, incubadoras, universidades e entidades de apoio, além da administração pública.

Alguns polos regionais se destacam: ZeroOnze (São Paulo), Manguezal (Recife), San Pedro Valley (Belo Horizonte), Startup SC (Florianópolis) e Cariocas (Rio de Janeiro) são algumas das principais comunidades. Segundo um estudo da ABStartups, 73% das startups no Brasil estão concentradas nas 10 principais comunidades do país.

15 startups brasileiras de sucesso

Mesmo ainda sem a maturidade de polos como o Vale do Silício, as comunidades de startups no Brasil têm gerado bons negócios. Para você ter uma ideia, em 2018, o país passou a ter 5 unicórnios ― empresas que atingem o valor de mercado de U$ 1 bilhão. São elas:

- 99
- PagSeguro
- Nubank
- Stone
- iFood

Outras startups no Brasil também se destacam pelo seu rápido crescimento e lucratividade e, quem sabe, podem ser os próximos unicórnios brasileiros. Estas são algumas delas:

- Buscapé
- Conta Azul
- Méliuz
- Viva Real
- Loggi
- Contabilizei
- Guia Bolso
- Resultados Digitais
- Quinto Andar
- PSafe

Quer criar a sua startup? Veja 5 dicas essenciais para ser um founder de sucesso
Se você se empolgou com o potencial das startups no Brasil, temos algumas dicas para você ter mais chances de alcançar o sucesso!

1. Atue em uma área que você gosta

Muitos empreendedores buscam apenas uma ideia de negócio lucrativa e uma oportunidade de mercado ― o que é bem importante. Mas não adianta atuar em uma área com alto potencial se você não se identifica com ela. Pense que você vai se dedicar muito para dar certo, e gostar do seu trabalho é um motivador essencial.

2. Escolha os co-founders certos

Os co-founders estarão ao seu lado para enfrentar os desafios de fazer uma startup dar certo. Então, escolha pessoas com quem você tenha afinidade, que compartilhem dos mesmos valores e mirem os mesmos objetivos que você. Mas também é importante compor um time que se complemente com diferentes conhecimentos e habilidades.

3. Identifique o mercado para o seu produto

O seu produto resolve algum problema do mercado? Qual é o tamanho desse mercado? Os consumidores estão dispostos a adquirir a sua solução? Faça uma rápida pesquisa de mercado para entender se a sua ideia de negócio funciona, se é viável, se tem potencial.

O lançamento de um MVP (Produto Viável Mínimo) ajuda a validar a sua ideia.

4. Conheça as obrigações legais

Um dos principais motivos para a desistência das startups no Brasil são as burocracias legais, o peso dos tributos e as obrigações trabalhistas. Isso pode ser devastador se você não souber exatamente o que precisa cumprir. Porém, com um planejamento prévio, é possível se precaver para enfrentar esses obstáculos e manter as contas equilibradas.

5. Invista em conhecimento

Tirar uma ideia de negócio do papel e fazê-la prosperar exige conhecimento. Ao estudar sobre a sua área de atuação e sobre gestão de negócios, as chances de sucesso do seu negócio são ainda maiores. Então, invista em conhecimento para abrir a sua startup ― faça cursos online, participe de eventos, assista a palestras. Se você é estudante, ainda pode aproveitar os estudos como horas complementares na faculdade.

Enfim, agora que você já tem um panorama sobre as startups no Brasil e como funciona essa área, já está com vontade de empreender? Então, prepare-se para enfrentar uma série de desafios, que vão desde atrair investidores até conquistar os clientes para o seu produto.

Pensa que é fácil? Empreender exige bastante dedicação. Então, comece agora a se preparar para o que vem pela frente!

Felipe BernardesMarketing and Operations na Quero.com.

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