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SMS ganha espaço como ferramenta de relacionamento

Mesmo com os aplicativos para o envio de mensagens, o SMS continua sendo uma alternativa para investir na relação com o cliente

Em tempos de popularidade de redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp, empresários descobrem o SMS como importante ferramenta de marketing. Ao oferecerem contato direto, simples e rápido, com baixo investimento, as mensagens SMS contribuem para melhorar o relacionamento com os clientes.

A paulistana Contec Informática, empresa especializada em soluções de informática, utiliza o serviço de SMS da catarinense CRE8 há pouco mais de um mês. O diretor da empresa, Adorno Júnior, conta que a principal vantagem é o estreitamento da relação com o cliente: “Agora o cliente deixa seu equipamento conosco e logo recebe um SMS de agradecimento por ter nos escolhido. Enviamos também status de orçamentos e prazos e, por fim, avisamos quando o produto está disponível para retirada”, explica. A empresa também reduziu os gastos com telefonia, já que antes muitos contatos eram feitos por ligações para os clientes.

Os ganhos iniciais já animam o empresário a pensar em novas opções: “Queremos aproveitar o crescimento no uso de celulares e smartphones no Brasil e já temos ideia de ampliar o uso do SMS como um diferencial de mercado, com envio de informações de interesse do cliente”, completa.

De fato, os números indicam bastante espaço para quem usa o SMS. A pesquisa TIC Domicílios e Empresas 2012, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, indica que os telefones celulares estão presentes em 88% dos domicílios brasileiros. Além do poder de estreitar o relacionamento com clientes, parceiros e funcionários, o SMS ainda gera economia com telefonia e, quando bem utilizado, pode ajudar a aumentar as vendas. Não por acaso, o tráfego de mensagens no país cresce ano após ano.

“Não se trata de usar a ferramenta de forma desregrada, com ações como a publicidade no estilo SPAM”, diz o CEO da CRE8, Mark Slocum. A empresa desenvolveu uma apresentação que indica pelo menos 30 usos criativos das mensagens. As possibilidades incluem desde lembretes de compromisso, o que pode diminuir custos de infraestrutura de atendimento e otimizar o tempo e produtividade dos colaboradores, até ferramentas de pós-venda, com informações sobre produtos despachados, faturas enviadas e até espaço para pesquisas de satisfação. Há ainda usos mapeados em serviços financeiros, como o envio de códigos de boleto para pagamento; educação, para alertar alunos sobre cancelamento de aulas ou conteúdos disponíveis on-line, entre outros.

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