Serviços, Varejo e a Agroindústria foram as áreas que mais contrataram em 2013

Afirmação é baseada em dados da RSA Talentos Executivos

O ano de 2013 pode ser considerado “cinza”, em relação à movimentação dos profissionais e de contratações. Conforme o diretor da RSA Talentos Executivos, Rubem Souza, as empresas preferiram não recolocar alguns profissionais, que saíram por outros projetos ou propostas, para aguardar a melhoria na economia. Conforme dados da RSA, os segmentos que mais contrataram em 2013 foram Serviços, Varejo e Agroindústria. Além disso, dentre as contratações do ano, 36% foram de profissionais das áreas comerciais e de marketing. Logo abaixo, aparecem os setores de produção e, em terceiro lugar, financeiro.

Outro aspecto identificado pela empresa de headhunter é que as multinacionais estão investindo nos talentos consolidados, desenvolvendo e promovendo internamente para os níveis de gerência e diretoria. “Já as empresas médias e pequenas estão se profissionalizando, ou seja, buscando no mercado executivos experientes e com passagem por empresas grandes ou multinacionais na bagagem”, diz Souza, completando que a postura faz com que estes profissionais levem ferramentas de gestão e boas práticas, que elevam os patamares de qualidade em serviços e liderança.

Como nos últimos anos, as empresas continuam contratando mais homens do que mulheres: Do total de contratações em 2013, somente 14% foi de mulheres. Para Souza, outra informação interessante é que a remuneração das mulheres está em média 15% menor do que a dos homens, isso quando se trata de funções e experiências similares. Conforme o diretor da RSA, o perfil mais procurado também se mantém sendo o profissional com formação superior completa, com especialização, experiência em empresas multinacionais e com Inglês avançado ou fluente. Complementam o perfil histórico de grandes realizações: sucesso e liderança.

Para o próximo ano, a promessa é de movimentação grande, pois terão, pelo menos, dois grandes eventos que movimentam a economia, Copa do Mundo e Eleições. “Mais uma vez, o segmento de serviços deverá ter uma demanda maior de profissionais em todas as áreas”, prevê o diretor da RSA.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.