Se você faz negócios, tem que conhecer o QuemFornece.com
Se você faz negócios, tem que conhecer o QuemFornece.com

Se você faz negócios, tem que conhecer o QuemFornece.com

Baseada no conceito alemão de networking, plataforma B2B torna mais ágil a relação entre as empresas brasileiras

31 janeiro 2017

No Brasil, devido a uma série de fatores, encontrar os fornecedores certos não é uma tarefa fácil. Os processos costumam ser muito lentos e falhos. É assustadora a quantidade de empresas que ficam completamente fora do alcance dos robôs do Google, por exemplo, fazendo com que as buscas na web sejam ruins e demoradas.

Em busca de solução para este problema, as empresárias brasileiras Lilian Goldner e Leila Schmidt criaram um negócio capaz de revolucionar esse cenário: o QuemFornece.com. A plataforma, com escritórios em São Paulo e na Alemanha, buscou inspiração em um modelo alemão, para agilizar os negócios das empresas brasileiras.

“Perda de tempo está no topo da lista de ofensas na Alemanha.”, conta Leila, que vive e trabalha naquele país desde 2001. “Observei que a tão famosa objetividade alemã está intimamente ligada à ideia de economizar tempo e isso marcou profundamente a minha forma de trabalhar. Mesmo não tendo esta vivência na Alemanha, a Lilian, fiel à sua formação de Engenheira e mestre em Engenharia Civil, se identifica plenamente com o estilo direto e objetivo dos alemães.”.

O coração do portal está na categorização precisa dos produtos e serviços. Já são mais de 23 mil categorias e este número cresce diariamente. Para cada categoria, há ainda um grande número de sinônimos e itens relacionados.

A ideia é que as empresas possam apresentar com detalhes o que têm a oferecer. No portal não há, portanto, limites para o número de categorias; mesmo no plano gratuito. As buscas podem ser refeitas dentro de cada perfil e isso aumenta exponencialmente as chances da empresa ser encontrada novamente. Além do detalhamento, os visitantes contam com uma navegação livre de login obrigatório e links ativos em todos os perfis, ganhando muita agilidade em suas pesquisas.

O grande desafio é fazer as pessoas acreditarem que um cadastro tão eficiente e complexo seja realmente gratuito. Esta resistência, entretanto, acabou quando as sócias registraram em cartório um Certificado de Gratuidade elaborado por seu advogado, Dr. Alan Lopes; tornando-se um dos primeiros portais do Brasil a ter uma Ata Notarial.

“Muitas pessoas se preocupam com como iremos ganhar dinheiro, se o cadastro gratuito já é tão bom e nossa política de publicidade é tão restritiva”, conta Lilian. “Certamente que o portal tem opções de upgrade que são pagos. Há também as atividades de nosso Clube de Negócios. Mas, o sucesso financeiro do portal deverá ser uma consequência da qualidade do seu conteúdo, que sempre terá uma navegação limpa, objetiva e eficiente”, argumenta.

A inclusão digital é uma das prioridades do projeto. Por isso, o portal oferece condições especiais a empresas sem website.

O Clube de Negócios do QuemFornece.com oferece também uma série de serviços personalizados, e já auxiliou muitas empresas a encontrarem parceiros e fornecedores estratégicos em todo o Brasil.

Também no exterior, o Clube de Negócios busca novas oportunidades. A empresa já pesquisou fornecedores no Brasil, por exemplo, para empresas européias e americanas. Entre elas, uma montadora de automóveis e uma grande cadeia de varejo, com mais de 11.000 pontos de vendas na Europa. Em parceria com o SaaR Group, empresa sediada em Munique, o Clube de Negócios atende também a importação de pequenas demandas par empresas brasileiras com dificuldades para encontrar componentes, peças de reposição, etc.

O portal passou por uma completa reformulação no último ano, migrou para a nuvem de um dos melhores provedores do mundo e começa 2017 com um ousado programa de expansão. A meta, segundo as sócias, é ultrapassar as 70.000 empresas ainda no primeiro trimestre.

Saulo Amui, chefe da equipe da Bytebio, agência responsável pela reformulação do portal, adianta que há várias funcionalidades em desenvolvimento, que promoverão ainda mais a interação entre as empresas. E acrescenta, “Tem sido muito estimulante desenvolver este trabalho, pois a gente percebe e sente uma real contribuição para as empresas no Brasil; ajudando a fortalecer seus negócios, por meio de uma plataforma devidamente estruturada para isso, com tecnologias de ponta e, principalmente, pela visão trazida de fora e incutida pelas sócias deste empreendimento”.

Onde feiras e negócios se encontram

Outro serviço gratuito do QuemFornece.com é o Guia de Feiras, plataforma que permite a busca de feiras e eventos de negócios em todo o Brasil, de 85 setores. Em média, o Guia de Feiras divulga informações sobre mais de 2.300 eventos por ano, em todos os estados brasileiros e em mais de 450 cidades.

“O Brasil possui um extenso calendário de eventos e quase todas as grandes organizadoras internacionais já atuam no país. É aqui que acontecem as mais importantes feiras da América Latina. Por isso, acreditamos que um portal com pretensões de ser um hub de negócios, como é o nosso caso, tinha que prestigiar um setor com tanto potencial de geração de oportunidades.”, conta Lilian Goldner, Diretora do Guia de Feiras do QuemFornece.com.

Para conhecer a plataforma, acesse: www.quemfornece.com.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar