Café com ADM
#
São Paulo ganha 1º hotel do Brasil a ter robô interagindo com hóspedes
São Paulo ganha 1º hotel do Brasil a ter robô interagindo com hóspedes

São Paulo ganha 1º hotel do Brasil a ter robô interagindo com hóspedes

Fernanda Schaper, gerente geral do Ramada Encore Berrini, aposta na robô como “fator surpresa” para o público

O Ramada Encore Berrini, com inauguração prevista para novembro na zona Sul da capital paulista, entrará na história da hospedagem brasileira como o primeiro hotel do país a ter um robô de serviço para atendimento aos seus hóspedes.

O autômato é dotado de inteligência artificial e foi programado pela startup paulistana XRobô, especializada em ensinar robôs a pensar, falar e continuar aprendendo ao longo da vida com o uso do português em aplicações específicas.

O modelo usado será o Sanbot Elf, com 1 metro de altura e rosto, silhueta e braços femininos. A peça é apta a andar com a mesma velocidade de ser humano em caminhada lenta.

Nomeada de Rebeca Berrini, a robô atenderá às pessoas como faz normalmente um profissional de concierge. O hóspede só tem de se aproximar e conversar com Rebeca, pedindo informações que precisa sobre o hotel, seus serviços de hospedagem, horários de funcionamento ou acesso ao Wi-Fi. Além disso, Rebeca também é antenada no que rola na região, dando dicas de passeios ou restaurantes bacanas nas proximidades.

Programada para circular com autonomia pelo lobby do hotel, Rebeca tem sensores de toque, presença e movimento que permitem a ela desviar de obstáculos. Além de ser capaz de interpretar voz e fala, a robô realiza outras formas de interlocução, utilizando sua tela para pesquisar como as pessoas se sentem durante a estadia.

Fernanda Schaper, gerente geral do Ramada Encore Berrini, aposta na robô como “fator surpresa” para o público.

“Rebeca Berrini será uma novidade para os clientes e, certamente, fortalecerá a imagem de nossa marca, enfatizando a inovação da Vert Hotéis frente à concorrência”, diz ela. Mas não é só marketing: a função de Rebeca será de fato otimizar processos de atendimento, dando aos funcionários humanos do hotel tempo e foco para se dedicar a tarefas mais nobres para a boa experiência do hóspede no local.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.