Saiba por que uma empresa precisa de um software de recuperação dados

Realizar uma cópia de segurança é uma boa opção para os dados ficarem em segurança, mas dependem do dispositivo onde ficam armazenados

Atualmente as empresas geram milhares de dados por dia, que no seu total ocupam uma grande quantidade de espaço devido ao seu enorme tamanho.

Isto requer uma grande capacidade de armazenamento pois são dados que se pretende guardar para no futuro serem analisados.

Realizar uma cópia de segurança é uma boa opção para os dados ficarem em segurança, mas dependem do dispositivo onde ficam armazenados, seja no computador, dispositivo móvel ou cloud.

Qualquer um dos métodos citados acima possui limites de armazenamento e tão riscos de perder esses dados pois podem ser alvo de ataques informáticos ou de uma avaria.

Uma das melhores soluções no mercado atualmente é a utilização de softwares de recuperação de dados.

O que é um software de recuperação de dados?

Um recuperador de dados é um aplicativo que existe apenas a necessidade de instalação no computador, onde não precisa de realizar constantemente cópias de segurança semanais ou cada vez que atualiza os seus dados.

A maioria dos softwares está disponível para realizar a recuperação de quase todos os tipos e formatos de dados existentes.

Existem vários softwares no mercado que apresentam funcionalidades semelhantes, sendo que alguns se destacam pela simplicidade, interface gráfica ou oferta de funcionalidades mais poderosas e exclusivas.

Por exemplo, o aplicativo Recoverit da Wondershare, apresenta vários métodos de recuperação de dados. Entre eles destacam-se a recuperação de arquivos deletados da lixeira, a recuperação de arquivos corrompidos mesmo quando o computador está avariado e inacessível, como também permite o resgate de qualquer arquivo de dispositivos externos, tais como, uma pen USB ou disco rígido externo.

Por que uma empresa deve possuir um recuperador de arquivos?

Qualquer empresa gera dados, seja através da sua plataforma online, ou até mesmo sobre os clientes e vendas.

Dados esses que são fundamentais para o funcionamento diário do negócio, necessitam de uma proteção à sua medida.

Cada arquivo novo provavelmente apenas terá alguns Kb de tamanho e isso parece insignificante, mas quando milhares de arquivos são gerados por dia este valor rapidamente cresce em grande proporção.

É bem aborrecido fazer cópias de segurança todos os dias, pois rouba algumas horas do seu precioso tempo.

Também o tamanho dos arquivos a armazenar se torna em um fator importante, pois se você pretender armazenar uma grande quantidade de dados você terá que investir um valor alto no sistema que irá realizar a sua cópia de segurança e armazenar os seus dados, seja um serviço contratado de cloud ou discos externos.

Dá para notar que nos serviços de cloud acima referidos, quanto maior for o tamanho de armazenamento pretendido a contratar, maior será o custo.

As empresas que realizarem as cópias de segurança em discos externos, terão de suportar algum risco de avaria devido a fragilidade destes dispositivos, mas através de aplicativos de recuperação de dados é possível resgatar arquivos que estavam guardados nesse disco mesmo em caso de avaria.

Para qualquer tipo de empresa

Os softwares de recuperação de dados são úteis para pequenas empresas que têm pouca capacidade para fazer investimentos na área de segurança, proteção e armazenamento de arquivos.

Na maioria das vezes compensa adquirir a versão paga oferecida pelos aplicativos disponíveis no mercado, pois oferecem recursos adequados para qualquer situação ou problema que possa ocorrer no dia-a-dia.

Também para uma empresa de grande dimensão e com sedes empresariais em vários pontos do país ou mundo torna-se fundamental a aquisição destes serviços.

Se a sua empresa se encontra neste último cenário significa que você está atuando num mercado competitivo, onde a cada dia muitos problemas podem surgir.

Estas empresas internacionais têm tendência a gerar muitos dados e assim necessitar de plataformas de armazenamento e estas por sua vez necessitam de algum tipo de proteção.

Principais motivos de perda de dados

Aqui estão presentes alguns cenários de perda de arquivos que são recuperáveis através de aplicativos.

  • Falhas Humanas: Muitas vezes um funcionário com pouca experiencia pode deletar arquivos sem a intenção de o fazer.
  • Vírus e Malware: Todos os dias surgem novos vírus e malwares direcionados para atacar e aceder a dados de empresas.
  • Acidentes: Podem acontecer acidentes ocasionais que resultem na danificação do dispositivo onde os dados estão armazenados. Através de uma queda e por sua vez danificação do armazenamento, como por exemplo derramar algum tipo de líquido no computador.
  • Corrupção de dados e arquivos: Alguns arquivos são vulneráveis e mesmo que o usuário os salve corretamente, estes podem se tornar inacessíveis devido a algum problema no compartimento da memória.
  • Substituir arquivos: Muitas das vezes perdemos arquivos importantes e fundamentais quando o arquivo é salvo com o mesmo nome no mesmo diretório por cima do anterior.
  • Avaria do computador: Um dos motivos mais frequentes de perda de dados é quando o computador ou qualquer outro dispositivo apresenta um erro no arranque e não permite a inicialização. Pode ocorrer devido a grande parte dos cenários descritos acima ou mesmo quando o disco interno de armazenamento é danificado tornando os dados inacessíveis.

Considerações finais

Os softwares de recuperação conseguem resgatar arquivos deletados, que de outra forma estariam para sempre perdidos.

Estes não são aplicativos perfeitos e não salvam todas as catástrofes, mas permitem que evitemos problemas e que no final, voltemos a ter os nossos arquivos novamente.

Com uma evolução nos últimos anos, os desenvolvedores de softwares de recuperação de dados têm estado atentos ás novas necessidades do mercado empresarial e pessoal.

Estes aplicativos hoje em dia apresentam muitas funcionalidades novas e recursos disponíveis inclusive em versão gratuita que até poucos anos atrás nem eram imagináveis.

Interfaces gráficas simples, modernas e intuitivas tornam a experiência de utilização acessível para qualquer tipo de usuário e adaptam-se a qualquer ambiente e necessidade.

Então não existem mais desculpas para você voltar a perder os seus dados preciosos novamente, pois estes softwares para empresas não existem ao acaso e muitas das vezes apenas são valorizados na hora em que algo corre mal.