Saiba as 5 coisas que você não pode esquecer na hora de comprar um apartamento
Saiba as 5 coisas que você não pode esquecer na hora de comprar um apartamento

Saiba as 5 coisas que você não pode esquecer na hora de comprar um apartamento

O que fazer ao procurar e visitar imóveis a venda para não ter problema depois.

Ter em mente algumas questões importantes pode facilitar a compra de um novo imóvel, evitando problemas depois que o contrato já está assinado. Na compra e venda de moradias, há dois processos de inspeção importantes.

Segunda Monika Terra, corretora, o primeiro que acontece é o processo de vistoria, feito quando o imóvel vai para o mercado. Nele é montada uma ficha "com tudo que o imóvel tem e tudo que pode ser oferecido naquele valor de venda", explica. Já o segundo é feito no momento da entrega do imóvel e segue o que foi acordado entre comprador e vendedor ao assinarem o contrato de compra.

Veja esta lista com 5 itens indispensáveis para quem pensa em comprar um apartamento em São Paulo:

1. Detalhes da estrutura interna do apartamento

Converse com o corretor ou proprietário sobre todas as características do imóvel, como se há ou não necessidade de reforma. Saiba a quantidade, tamanho dos cômodos e se atendem às suas necessidades presentes e futuras. Saiba como é a incidência de sol nos espaços internos, se o apartamento possui garagem e repare nos acabamentos, como paredes, pisos e molduras de gesso.

2. Pergunte sobre as áreas externas

Confira áreas de uso comum, como piscina, salões de festa e elevadores. Saiba as regras de uso de cada uma delas e o estado de conservação. Não se esqueça de conferir o valor do condomínio e IPTU.

3. Reformas e planta do apartamento

Conheça as reformas feitas e as datas em que as fizeram. Naktasha Ituassu, corretora, sugere também "pedir o contato do arquiteto ou engenheiro que fez a obra, de preferência veja a planta do imóvel". Outra possibilidade é levar um profissional especializado para fazer uma vistoria.

Verifique se o apartamento passou por processo de averbação, registro feito em cartório que contém a escritura do imóvel, reformas e mudanças realizadas.

4. Confira toda a documentação

Confira toda a documentação do imóvel e veja se está em dia. Naktasha conta que um dos problemas mais comuns relacionados a imóveis a venda são "documentos que nem sempre estão completamente certos". Ter um profissional especializado acompanhando o processo pode trazer mais segurança para o comprador.

Os documentos exigidos são: cópia autenticada da escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis; matrícula atualizada contendo uma certidão de ônus reais; planta do imóvel aprovada pela prefeitura ou assinada pelo engenheiro ou arquiteto da construtora; verifique a certidão de situação fiscal/IPTU, o habite-se e a declaração de inexistência de débitos condominiais. Também é aconselhável conferir se as contas de água, luz e gás estão em dia.

5. Esclareça todos os detalhes da compra antes de assinar o contrato

Combine com o vendedor o que ficará ou não no apartamento e o que caberá a ambas as partes. De acordo com Monika Terra, "normalmente cada empresa tem um padrão de contrato, que às vezes vai para um advogado que analisa e faz algumas modificações necessárias". Dê atenção para as minutas do documento e tire todas as dúvidas que surgirem.