Café com ADM
#
Rugby organizacional
Rugby organizacional

Rugby organizacional

O Scrum tem ganhado cada vez mais espaço e promete ser um método ágil para otimizar a gestão

Uma ferramenta que tem sido considerada inovadora no mundo empresarial, capaz de melhorar o trabalho em equipe e torná-lo mais eficiente e assertivo. O Scrum, também conhecido como método ágil, vem quebrando paradigmas.

A palavra Scrum não é uma sigla ou abreviação e não possui tradução para o português. Trata-se de uma analogia ao jogo de Rugby, esporte originário da Inglaterra e muito similar ao futebol. Em uma comparação, pode-se dizer que seria um treino para o grande jogo, um estímulo para aprender com as experiências e seguir o caminho sempre em busca de melhoria contínua.

Se não é possível parar ou desacelerar as mudanças impressas pela tecnologia e pela globalização no mundo e, consequentemente, no mercado de trabalho, é preciso driblá-las com um método ágil para melhorar a produtividade. Não basta apenas contar com planejamento estratégico, missão, visão, princípios ou valores. Esses pilares são essenciais em toda organização, mas a capacidade de adaptação, agilidade, planejamento voltado para convergências e novas estratégias de gestão é que darão um diferencial à empresa.

Apesar de existirem diversos tipos de metodologias consideradas ágeis para o gerenciamento de projetos, diante do cenário exposto anteriormente, o Scrum se destaca. Desenvolvido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, comparativamente com os demais métodos, possui maior foco na gestão, utilizando processos explícitos de monitoramento e um mecanismo de feedback constante.

Ciclo nosso de cada dia

No Scrum, os projetos são divididos em ciclos que, geralmente, são mensais. Cada um deles é chamado de Sprints. Para definir as atividades a serem executadas, há uma reunião de planejamento, a Sprint Planning Meeting, da qual sai a Product Backlog que é uma lista com todos os pontos selecionados.

Esse encontro de planejamento é dirigido pelo Product Owner, que prioriza os itens do Product Backlog, mas é a equipe quem bate o martelo e seleciona as ações que será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas previstas saem do Product Backlog e vão para o Sprint Backlog.

A cada dia, são realizadas reuniões diárias de até 30 minutos, as Daily Scrum, com o objetivo de que todos os envolvidos saibam o que foi feito no dia anterior, identifiquem possíveis impedimentos e deem prioridade ao trabalho do dia que se inicia.

Os atores envolvidos na metodologia são bem definidos. Ao todo, são três papéis principais desempenhados por diferentes membros da equipe.

  • Product Owner: representa os interesses de todos no projeto;
  • Time: desenvolve as funcionalidades do produto;
  • ScrumMaster: garante que todos sigam as regras e práticas do Scrum, além de ser o responsável por remover os impedimentos do projeto.

Esse modelo foi projetado para aperfeiçoar a flexibilidade, criatividade e produtividade. As equipes Scrum são compostas por profissionais que escolhem a melhor maneira de executar o trabalho para atingir as metas propostas. Além disso, cada membro é capaz de completar a tarefa sem depender de terceiros que não integram a equipe.

O próximo passo, ao final de um Sprint, é o balanço. O grupo apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting e, depois das considerações finais, parte para o planejamento do próximo ciclo.

Pilares

O Scrum se alicerça em três bases: transparência, inspeção e adaptação. Apesar de ter sido destinado para gerenciamento de projetos de software, ele pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos e programas. É indicado para todas as fases do processo: desde a iniciação, passando pelo planejamento, durante toda a execução e também no monitoramento. É um conjunto de valores, princípios e práticas que fornecem o sustento para que uma organização adicione suas práticas particulares de engenharia e gestão a fim de otimizar a gestão, particularizando a realidade da sua empresa.