Resoluções de ano novo
Resoluções de ano novo

Resoluções de ano novo

Para ter sucesso é fundamental equilibrar o lado pessoal e o profissional

Todo final de ano nos encontramos criando planilhas ou colocando no papel resoluções para o ano que se aproxima. Contudo, no final de cada ano, a maioria de nós não conseguiu conquistar nem 20% do dos planos realizados.

É importante equilibrar o lado pessoal e o profissional para alcançar aquilo que foi planejado, assim como traçar metas reais.

Para a psicológa Mônica Latorre, diretora do núcleo de desenvolvimento pessoal da Ativar, é necessário selecionar algumas prioridades no momento de planejar o ano seguinte. "Na hora de estabelecer objetivos, é fundamental contemplar áreas efetivamente relevantes, incluindo tanto a esfera profissional quanto a pessoal. Além disso, é preciso ter consciência de que o avanço é contínuo e gradual, que se deve começar com metas desafiadoras, mas que possam ser atingidas", explica Latorre.

Segundo ela, é preciso identificar e desenvolver as competências pessoais e profissionais para traçar objetivos mais próximos da realidade. "Diversas pesquisas evidenciam que profissionais bem-sucedidos usam sua energia para aprimorar seus pontos fortes - em contraponto a "consertar" os pontos fracos - tornando-se assim mais competentes, produtivos e felizes", complementa Mônica.

O fato é que, para muitos, a lista elaborada nesta época pode se tornar um martírio. Chegar a cumprir todos os intens listados às vezes vira, praticamente, uma missão impossível.

E você, nesta entrada de 2014, vai encarar a mudança ou só fazer promessa?

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.