Quer investir em um negócio em 2019? Confira um guia para não correr riscos
Quer investir em um negócio em 2019? Confira um guia para não correr riscos

Quer investir em um negócio em 2019? Confira um guia para não correr riscos

Antes de investir em um determinado negócio, é preciso tomar alguns cuidados para que o retorno seja o esperado e a empresa não corra riscos

11 fevereiro 2019

Se depois da tempestade vem a bonança, então o ano de 2019 pode marcar uma nova oportunidade para empreendedores que desejam investir em novos negócios. Após um período de retração econômica nos últimos anos, o Brasil já dá sinais de recuperação e alguns setores têm expectativas positivas de crescimento. Entretanto, antes de investir em um determinado negócio, é preciso tomar alguns cuidados para que o retorno seja o esperado e a empresa não corra riscos. Confira as principais questões que você deve considerar antes de realizar um investimento:

O cenário econômico é propício para o investimento?

Sim, sem dúvida. No passado houve diversos fatores de instabilidade e indefinição no cenário político e isso inibiu o crescimento econômico e, principalmente, a confiança dos consumidores. A partir deste ano, com um novo governo, a tendência é ter um foco maior em melhorias para as empresas crescerem e gerarem empregos. O cenário é de muito otimismo no mercado, o que abre grandes oportunidades para os empreendedores.

Quais segmentos estão em alta para 2019?

Se você está disposto a investir em qualquer tipo de negócio, saiba que alguns segmentos devem estar em alta nos próximos meses. Categorias como “beleza/cosméticos”, “moda”, “alimentação” e “lazer/viagem”, por exemplo, estão se destacando ao longo dos anos e não devem parar de crescer. São itens que o brasileiro, mesmo em crise financeira, continua consumindo e, portanto, são considerados produtos e serviços básicos no dia a dia das pessoas.

O que é necessário pontuar antes de realizar um investimento em um novo negócio?

É preciso ter muito planejamento e pesquisa para evitar erros que podem prejudicar a empresa ainda na fase inicial. Pondere sobre os custos, o ponto de venda (no caso de lojas físicas), investimentos de marketing, público-alvo, fornecedores, entre outros pontos essenciais, antes da abertura do negócio. Além disso, estipule metas de vendas, de lucro e uma visão anual considerando, pelo menos, três cenários básicos (otimista, pessimista e realista) e como a companhia deve se comportar em cada um deles.

Quais as vantagens e dificuldades destes segmentos que estarão em alta?

A principal vantagem é que são setores consumidos com recorrência. Diferentemente dos bens duráveis, que possuem um ciclo mais longo de consumo, todos esses segmentos citados trabalham com produtos e serviços presentes durante todo o ano. Por sua vez, a desvantagem é o ticket médio, normalmente mais baixo e que requer investimento e estrutura para escalar o negócio e tornar o volume de vendas representativo para a empresa e o empreendedor.

Que recomendações o empreendedor deve seguir após investir em um novo negócio no Brasil?

Ele precisa de muito foco, profissionalismo e persistência. Muitas pessoas empreendem e pensam que terão uma liberdade muito maior ou até que trabalharão menos como dono de um negócio. Isso é um erro grave. O bom empreendedor geralmente trabalha muito mais que os funcionários, pois tem responsabilidades e preocupações a todo o momento. Na maioria dos casos, um negócio demora para dar resultados e isso requer que as pessoas que estão a frente dele saibam lidar com pressão e tomar decisões, além de estarem preparadas para trabalhar incansavelmente para alavancar a empresa.

Como posso esticar esse bom momento também nos próximos anos e conseguir escalar o negócio?

É preciso sempre analisar as tendências do mercado no futuro. São elas que dizem se esses setores continuarão a ter um bom ritmo de crescimento – e o empreendedor deve estar atento a esses movimentos para que, sempre que necessário, ajuste as diretrizes do negócio – seja intensificando a atuação no setor ou até mesmo para mudar o foco de atuação.

Gabriela Freitas Sócia-diretora da Proxy Media.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar