Quatro motivos para você investir numa rede de franquias

A maioria dos franqueadores já atua no segmento há algum tempo e, através de seus erros e acertos, conseguiram adquirir um conhecimento e experiência importantes para tocar o seu negócio

Ano novo, vida nova. Para muitas pessoas, a virada do ano tem um significado simbólico de muitas mudanças e renovações, fazendo com que muitas promessas sejam feitas e objetivos sejam traçados.

Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Fantástico, mais de 50% das pessoas desejam novos desafios profissionais. Diante disso, para você que está querendo ter o seu próprio negócio e não sabe ao certo em que investir, que tal apostar numa franquia? Veja quatro motivos para escolher este formato:

Conhecimento e experiência do franqueador - Segundo o SEBRAE, a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas é de 27% nos dois primeiros anos, enquanto no mercado de franquias essa taxa é apenas 5%. O principal motivo desta diferença, definitivamente, está relacionado à transferência da experiência e o conhecimento do franqueador para o futuro franqueado.

A maioria dos franqueadores já atua no segmento há algum tempo e, através de seus erros e acertos, conseguiram adquirir um conhecimento e experiência importantes para tocar o seu negócio.

Em geral, o investidor tem uma série de dúvidas. Qual é a melhor localização para abrir o negócio? Qual é o sortimento ideal de produtos? Qual é a melhor estratégia de marketing e divulgação para atrair os clientes? Qual é a melhor estratégia de precificação, de forma a viabilizar financeiramente o negócio? Ter acesso a estas respostas é imprescindível para você encurtar o caminho para o sucesso.

Suporte do franqueador - Além da experiência e conhecimento, geralmente, as redes de franquias oferecem suporte para o futuro franqueado, onde pode-se destacar os treinamentos de operação e gestão do negócio, em que o franqueador capacita o franqueado e seus colaboradores a tocarem o dia a dia da operação, desde os aspectos relacionados à implantação da unidade até a gestão financeira.

Outro suporte importante é o consultor de campo. Além de assegurar que os padrões e regras sejam seguidos, o papel do consultor de campo é auxiliar o franqueado com a orientação sobre as melhores práticas, bem como ter uma atuação mais ativa de forma a garantir que os resultados sejam atingidos.

O suporte de marketing é outro ponto importante. Auxílio na elaboração das estratégias e planejamento de marketing, além do suporte na execução, costumam ser importantes para os franqueados, pois geram os subsídios necessários para que ele possa gerar melhores resultados.

Ganhos em escala - O conceito de ganhos em escala é que quanto maior o volume, maior será a possibilidade de sinergias entre os operadores da rede, de forma a gerar um maior valor agregado.

Diante disso, em uma rede de franquias, quanto maior for o número de franqueados, maior será o seu poder de negociação junto aos diversos fornecedores, o que contribui para aumentar o poder de barganha e gerar maiores margens para os franqueados.

A lógica é que em uma unidade própria com um volume menor, os ganhos em escala serão menores também. Desta forma, fazer parte de uma rede de franquias, além de ter todo o acesso ao conhecimento e o suporte do franqueador, você poderá fazer parte de uma rede que lhe permitirá ter ganhos em escala e, consequentemente, maiores lucros.

Fortalecimento e consolidação da marca - Quanto maior for a rede franqueada, maior será a visibilidade da marca. Geralmente, o cliente enxerga o número de unidades como um certificado de valorização e crescimento da marca, e por consequência, passa a dar maior credibilidade e confiança a ela.

Em outras palavras, fazer parte de uma rede de franquias lhe permitirá ter acesso a uma marca muito mais reconhecida e valorizada pelos seus clientes, aumentando as chances de sucesso de seu negócio.

José Carlos Fugice Jr. é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio-fundador da GoAkira Consultoria Empresarial.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.