Qual o seu maior sonho: 9% dos jovens têm objetivos relacionados ao dinheiro

O dinheiro não é considerado o valor mais importante para os jovens brasileiros, mas, diante da pergunta: "Qual o seu maior sonho?", 9% deles fizeram alguma referência a aspectos econômicos e financeiros.

Segundo levantamento do Datafolha, que colheu opiniões de 1.541 jovens em 168 municípios de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal, destes jovens, 4% disseram que sonham ter muito dinheiro ou ficar milionários, 2% afirmaram querer ter uma boa vida financeira, 1% sonha em ganhar em algum tipo de loteria e 1% quer melhorar de vida e possuir coisas que tem vontade (o 1% restante citou dinheiro como sonho, sem especificar).


De acordo com os dados, sonhos referentes a trabalho e profissão tiveram 18% dos votos, seguidos por desejos ligados a emprego (15%), moradia (14%), estudo (12%), família (10%), carro (4%), negócio próprio (3%), felicidade (3%), viagens (2%), sucesso (2%), saúde (1%) e sociedade (1%) - os outros 6% foram referentes a outras respostas.

Atrás do sonho

De acordo com planejadores financeiros, o quanto antes a pessoa começar a investir ou a planejar seu futuro financeiro, maior será a quantia guardada para garantir uma vida financeira tranqüila no futuro.



O Datafolha ouviu jovens entre 16 e 25 anos, ou seja, em ótima idade para iniciar o planejamento da conquista dos sonhos. Preparado para começar?

Foco no objetivo

Com exceção do sonho de ganhar na loteria, que depende inteiramente da sorte e da persistência em apostar nos concursos, ter muito dinheiro e uma boa vida financeira e melhorar de vida a ponto de poder ter tudo o que tem vontade dependem de um bom planejamento financeiro, o que inclui metas bem definidas e foco nos objetivos.

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, planejar o seu futuro e o das pessoas que dependem de você deve ser a principal meta financeira.

Para alcançá-la, o primeiro passo é definir o valor de seu objetivo e quanto tempo tem para chegar até ele, ou seja, quanto dinheiro será necessário ter para usufruir de uma aposentadoria tranqüila daqui a "X" anos.

Entraves

O problema, no entanto, é que ainda existem alguns entraves para que o jovem comece a cuidar de sua vida financeira de olho no futuro.

É como início de dieta: quem nunca deixou para a próxima segunda-feira a decisão de começar o regime? Com o dinheiro é a mesma coisa e sempre existem desculpas para adiar a decisão de poupar e investir: "não tenho dinheiro suficiente", "investir é para rico", "ainda sou jovem para pensar nisso".

No entanto, a decisão independe da renda e, com relação à idade, como já falamos anteriormente, o quanto antes começar, melhor.

O sonhado milhão

A tabela abaixo mostra a quantia que deveria ser investida mensalmente para acumular pouco mais de R$ 1 milhão na aposentadoria, iniciando a poupança em diferentes faixas etárias.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.