Quais são os jogadores brasileiros que mais influenciam os torcedores?

IBOPE Repucom aponta quais são os atletas que mais aparecem em comerciais de TV

13 junho 2014

Depois de Neymar e do técnico Luiz Felipe Scolari, David Luiz é o jogador da Seleção Brasileira que mais exerce influência sobre os torcedores. De acordo com dados do IBOPE Repucom, o jogador se destaca com a nota 72,70, seguido por Fred, Júlio César e Daniel Alves.

Para chegar ao resultado foram usados dados do Celebrity DBI, pesquisa que mensura as percepções da população sobre celebridades e atletas em vários países. O estudo incluiu, ainda, os jogadores Fred, Julio Cesar, Daniel Alves, Oscar, Paulinho, Thiago Silva, Hulk e Marcelo.

Recentemente, o IBOPE Repucom divulgou outro estudo mostrando quais eram os nomes mais conhecidos da equipe brasileira. O primeiro colocado foi Felipão (média de 98,58), seguido por Neymar (97,76) e Julio César (89,46).

Neymar, porém, se destacava com as maiores notas em cinco dos oito atributos pesquisados, registrando, por exemplo, 81,32 pontos no item aspiracional, que mede o quanto se quer ser ou atuar como ele.

“O esporte e as personalidades relacionadas ao tema estão sempre em alta no Brasil. A participação do futebol cresceu muito na mídia e quando analisamos os nomes dos jogadores, especificamente, a proximidade com o Mundial de Futebol e a ainda a repercussão de eventos anteriores tornam os jogadores ainda mais conhecidos”, explica José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.

Com relação à participação dos atletas em comerciais na TV aberta, a pesquisa EasyCelebridade – que monitora a aparição de celebridades na TV aberta – apontou que Neymar foi o campeão em aparições em maio na Grande São Paulo. O jogador lidera o ranking com mais de 800 aparições representando sete marcas de diferentes categorias, como desodorantes, telefonia, higiene pessoal e sorvetes. O ex-jogador Raí aparece na segunda posição, com 545 aparições.

O técnico Luiz Felipe Scolari atingiu aproximadamente90 aparições representando três anunciantes dos setores bebidas, supermercados e varejo montadora

Entre os jogadores, Fred é o terceiro em número de aparições em maio na Grande São Paulo, com 35 aparições em comerciais de uma loja de departamento. David Luis teve mais de 20 aparições representando marcas do mercado financeiro e de telefonia móvel.

Metodologia

Com base em uma amostra com representatividade nacional em cada país em que o IBOPE REPUCOM atua, os participantes da pesquisa respondem a perguntas-padrão sobre uma lista de personalidades. No Brasil, a amostragem conta com seis mil pessoas, com idades entre 16 e 69 anos, que avaliam cerca de 300 celebridades brasileiras e 300 globais, entre atores, esportistas, músicos e políticos. No mundo, são avaliados mais de 5 mil nomes.

Os resultados do estudo classificam os nomes pesquisados a partir de notas de 0 a 100, em oito atributos-chave: apelo, aspiração, consciência, avanço, endosso, influência, criação de tendências e confiança.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar