Projeto instala sinais de pedestre interativos e com sentimentos em Nova York
Projeto instala sinais de pedestre interativos e com sentimentos em Nova York

Projeto instala sinais de pedestre interativos e com sentimentos em Nova York

O Pop Pop reinventa os sinais para pedestres, oferecendo novas formas de interação com a cidade

Quando estudantes do Programa de Telecomunicações Interativas (IPT) da NYU (Universidade de Nova York) resolvem pesquisar uma maneira de fazer com que os sinais de rua da cidade influenciem de alguma forma o humor dos habitantes da Big Apple, o resultado pode ser especial.

O projeto Pop Pop, que busca reinventar a relação pedestre-placa, visando atribuir mais personalidade e sentimento às placas e sinais que orientam os passantes, é um exemplo de como as interações com a rua estão em desenvolvimento. O sistema interativo, baseado em dados recebidos em tempo real, reage aos pedestres de acordo com o estado do ambiente ao seu redor. Se estiver chovendo ou a esquina estiver muito cheia, as placas incorporam essas informações à sua interação com quem está por perto.

O objetivo do projeto que está em ação e Manhattan, e tem por nome “Pop Pop - A living pedestrian signal” (em tradução livre “placas vivas”) é explorar o quanto objetos “conectados” podem ter um certo nível de personalidade, de forma que proporcionem alegria e divertimento através de sua relação com as pessoas. Para uma experiência divertida e compartilhável, personificar objetos comuns da cidade foi o que deu forma à iniciativa, que ajuda as pessoas a se sentiram mais conectadas com sua cidade e os outros habitantes.

As placas são compostas por duas telas, como as típicas caixas de sinais de trânsito de Nova York porém que rodam mensagens personalizadas, baseadas nas condições do momento. Assim, se a placa está feliz com as condições da via, ele mostrará mensagens como “Hoje é um ótimo dia - sorria!”, “NYC é uma cidade maravilhosa com você nela” e “Tenha um dia divertido porque você é incrível”.

Os sinais têm seis estados de humor: feliz, atento, relaxado, pra baixo, com sono e distraído. Se o sistema detecta estresse com o caos e o trânsito ao redor ele mostra mensagens como “ Por favor, fique segura, NYC” ou “Mantenha-se seguro, pare de olhar para o celular”. Esses sentimentos do Pop Pop vem de várias fontes. Em intervalos de poucos minutos o sistema usa o site Mechanical Turk para analisar em tempo real o que se passa na cidade, como o número de pedestres, as informações do trânsito, incorporando também dados do tempo, notícias e estatísticas de crime, sempre atualizadas.

O Pop Pop é um experimentoainda, mas em breve poderá tornar-se fixo, e até mesmo influenciar outras criações no sentido de provocar um design urbano tecnológico e conectado, visando a funcionalidade da infraestrutura da cidade, bem como a felicidade de seus habitantes.

Veja o Pop Pop em ação:

Pop Pop - A living pedestrian signal from ACoym on Vimeo.

Com informações de Brainstorm9

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.