Café com ADM
#

Procura por microfranquias cresce 19% em 2013

O crescimento do segmento está sendo 19% maior se comparado ao mesmo período de 2012 e deve fechar o faturamento na casa dos R$ 117 bilhões, R$ 14 bilhões a mais que no ano passado

Mesmo sem os números finais de 2013, o crescimento do segmento está sendo 19% maior se comparado ao mesmo período de 2012 e deve fechar o faturamento na casa dos R$ 117 bilhões, R$ 14 bilhões a mais que no ano passado.

Segundo Renato Ticoulat Neto, diretor de novos negócios da Zelo, rede especializada em limpeza residencial, isso se dá pelo fato das microfranquias possuírem custo de investimento mais baixo em relação aos outros modelos e também pelo crescimento do empreendedorismo no Brasil. "A ascensão da classe média aqueceu o mercado das franquias com investimento abaixo de R$ 80 mil. O sonho de ser dono do próprio negócio está muito mais fácil de ser realizado. Além disso, outro fator importante é o retorno do investimento inicial que, quase sempre, vem antes do tempo esperado", explica.

Dentro do segmento, o mercado de microfranquias de serviços domiciliares, de domésticas e de manutenção tem crescimento acelerado e, segundo Ticoulat, isso se dá a diversos fatores. "Com a PEC ficou mais caro e burocrático manter uma empregada mensalista, com isso as famílias começaram a consumir mais serviço, as empresas de limpeza profissional, no caso".

As microfranquias voltadas para serviços domiciliares vieram para organizar um mercado que antes era dominado pelos profissionais autônomos. Hoje o mercado tem empresas que suprem a demanda e oferecem mais segurança para o cliente, tanto na contratação da mão de obra que está entrando nas residências, com a garantia de que a limpeza, por exemplo, será realizada por um profissional treinado e qualificado.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.