Primeiro dia de trabalho: veja o que pode não causar uma boa impressão!

Depois de procurar muito, você finalmente conseguiu um emprego. Agora, passará por um novo desafio: o primeiro dia de trabalho.

Depois de procurar muito, você finalmente conseguiu um emprego. Agora, passará por um novo desafio: o primeiro dia de trabalho.

Para quem é ansioso, a chegada a um novo ambiente já causa um friozinho na barriga. Mesmo assim, muita calma, afinal, uma das principais dicas para este momento é não demonstrar desespero. "É importante não querer mostrar serviço de forma desesperada, o que causa uma má impressão", afirmou o consultor de carreira do Grupo Catho, Renato Waberski.


De que maneira isso pode prejudicá-lo? "Às vezes, o chefe tem a preocupação de que tudo seja feito com calma e mostrar afobação não é positivo".

Mas eu não fiz nada...

Depois de passar por toda aquela ansiedade, você volta para a casa, no primeiro dia de trabalho, sem ter feito nada. Pois saiba que isso é extremamente normal!

Dependendo da empresa, do ramo em que ela atua e do tipo de serviço que irá executar, é comum não produzir nada. No primeiro dia, a palavra de ordem é ouvir, e anotar tudo, para poder adequar o seu ritmo de trabalho ao da empresa.

Estou perdido
O sentimento de ser um peixe fora d'água também é normal. "O novo sempre gera insegurança", ressaltou Waberski. Por isso, observe bastante, escute muito.

Questionado sobre por quanto tempo esse sentimento de estar perdido se prolonga, o consultor explicou que isso acontece, geralmente, por uma semana. Depois disso, a pessoa já vai se familiarizando, tendo contato com os colegas. Assim, sabe onde pedir ajuda.

Sobre os colegas, Waberski recomenda que a pessoa já comece o processo de integração no primeiro dia. Como poderá se relacionar? O importante é observar e ver em qual grupo se adaptará de uma melhor maneira. "Uma pessoa introvertida tende a fazer amizade com outras pessoas com este perfil".

Cheguei atrasado!
Muitos consideram o atraso imperdoável e, seguindo à risca o ditado "a primeira impressão é a que fica", acabam julgando de maneira equivocada quem chega atrasado no primeiro dia de trabalho.

Mas, de acordo com o consultor, é até previsível um atraso. "Porque a pessoa ainda não tem noção do tempo que leva da casa até o trabalho", disse. Agora, se isso realmente acontecer, cabe ao profissional explicar o motivo e prometer que não vai acontecer de novo.

Líder
Para quem vai assumir uma posição de destaque, de liderança, o principal é não chegar querendo mostrar autoridade. De acordo com o consultor, neste caso, é preciso conquistar o respeito da equipe, o que vem com o tempo.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.