Café com ADM
#

Pesquisa revela o perfil do executivo do varejo

Estudo revela que 68,4% dos executivos costumam realizar cursos de aperfeiçoamento profissional freqüentemente.

Profissionais do varejo estão se preparando cada vez mais para enfrentar os desafios do mercado varejista. Estudo do Programa de Administração de Varejo (PROVAR-FIA), coordenado pelos professores Claudio Felisoni de Angelo, também coordenador do PROVAR, Eduardo Terra, João Paulo Lara de Siqueira e Luiz Paulo Lopes Fávero, revela que 68,4% dos executivos costumam realizar cursos de aperfeiçoamento profissional freqüentemente.

Por não haver um curso superior especificamente sobre Gestão de Varejo, a formação dos profissionais dessa área sempre foi uma incógnita. Segundo o estudo, cerca de 50% dos pesquisados realizaram cursos relacionados à área de Administração de Empresas, Marketing, Ciências Contábeis e Economia, ou seja, com ênfase em Ciências Sociais.


Entre eles encontram-se, ainda, arquitetos, advogados, jornalistas, profissionais da área de educação, biblioteconomia, exatas e biomédicas. "Sabíamos da existência de profissionais de todas as áreas atuando no setor varejista. Com o estudo, objetivamos detectar qual a formação do indivíduo que trabalha nesse segmento da economia", explica Fávero.

Justamente pela diversidade cultural e de experiência profissional desses executivos, "inúmeras são as maneiras pelas quais os executivos procuram seus próprios atributos, plausíveis de utilidade por parte dos potenciais agentes ofertantes de posições, cargos e benefícios nas empresas varejistas", ressalta o estudo. Os cursos de pós-graduação em nível de especialização e de aperfeiçoamento e, mais especificamente, os MBAs, demonstram alto índice de procura pelos profissionais.

Mais de 21% dos respondentes concluíram MBA, sendo que 1,9% no exterior. Cerca de 12,6% já realizaram mestrado, enquanto 2,3 % conquistaram o título de doutor. "Ao contrário do que era percebido no passado, isto demonstra a grande iniciativa por conhecimento e pelo diferencial competitivo por parte dos profissionais atuantes no varejo brasileiro. Também serve para explicar os anseios por aumentos salariais e readequações de postos e funções".

O estudo delineou o perfil do executivo brasileiro de varejo. A grande maioria dos profissionais que responderam ao questionário tinha menos de 40 anos de idade, o que representa uma faixa etária jovem. Mesmo com uma média etária relativamente baixa, o tempo médio de atuação no mercado é de aproximadamente 17 anos, o que demonstra, segundo o estudo, o início cada vez mais prematuro no mercado de trabalho, frente a exigências cada vez maiores". Cerca de 52% dos respondentes ocupam cargos de gerência, superintendência, diretoria e presidência nas organizações.

Algumas das prerrogativas da pesquisa foram os questionamentos em relação a quais são efetivamente as qualidades ou atributos que mais influenciam a decisão de recrutamento de executivos por parte das organizações atuantes nos segmentos varejistas. Segundo o trabalho, muito se discute no sentido de avaliar a importância da procura por cursos de MBA, pós-graduação, desenvolvimento gerencial, aperfeiçoamento de idiomas, entre outros, e os reais benefícios que tais programas oferecem, aliados à própria experiência profissional e a formação acadêmica básica.

Os dados do estudo foram obtidos em uma pesquisa auto-administrada junto a executivos e profissionais atuantes em diversos segmentos de empresas varejistas brasileiras. Eles informaram os seus atributos e as suas qualidades pessoais e profissionais, além dos seus salários reais e os pretendidos. O questionário esteve exposto no site do PROVAR (www.provar.org) durante os meses de outubro e novembro de 2003. Cerca de 215 executivos participaram da pesquisa.

Confira a formação dos profissionais que responderam a pesquisa:
Graduação dos Executivos %
Administração de Empresas 31,2
Ciências Contábeis 3,7
Economia 4,2
Engenharia 7,9
Informática 5,1
Marketing 9,3
Outras 23,3
Não tem graduação 15,3

Total 100,0

Serviço:
Pesquisa "Perfil do Executivo do Varejo"
Informações: (11) 3091-5993 ou 3813-6467.


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.