Pesquisa aponta cargos que mais necessitam de profissionais na área de Marketing e Comunicação

Profissionais ligados ao mercado editorial e de vendas ao varejo aparecem em destaque

13 maio 2014

Em levantamento realizado pela Page Personnel, empresa de recrutamento especializado em profissionais técnicos e de suporte à gestão, o aumento da venda de livros e produtos de consumo não-durável foram os responsáveis pelas contratações realizadas no primeiro trimestre de 2014.

A consultoria elaborou uma lista dos profissionais mais procurados nos três primeiros meses do ano. Nela, profissionais ligados ao mercado editorial e de vendas ao varejo aparecem em destaque.

Confira abaixo as cinco profissões listadas e o perfil exigido pelas empresas na hora da contratação:

1) Editor de livros

Empresas estão apostando em profissionais mais qualificados para melhorar a edição de seus produtos. A busca é por pessoas com boa qualificação cultural, formação de primeira linha e profissionais dinâmicos que consigam se adaptar rápido a mudanças de cenário. Existe atualmente uma alta competitividade entre editoras, já que também há a disputa pelos livros entre os mesmo públicos. O salário médio é de R$ 5 mil (pleno)

Aumento da demanda por esse profissional: 30%

2) Analista de marketing para editoras

O mercado editorial procura especialistas em campanhas de ponto de venda e que ajudem a sensibilizar o público-alvo na hora da compra. Um ponto que as empresas buscam é a capacidade de análise de mercado e concorrência para identificar a melhor estratégia de divulgação e posicionamento do produto. É fundamental que os candidatos já tenham trabalhado com o consumidor final e, de preferência, em bens de consumo. O salário médio é de R$ 4,2 mil (pleno).

Aumento da demanda por esse profissional: 30%

3)Vendas off trade (bens de consumo)

Buscam-se também profissionais para aumentar a venda dentro do varejo. O profissional candidato para vagas desse setor necessita ter experiência no varejo ou com distribuidores, boa capacidade de negociação, analítica e planejamento de vendas. É essencial que seja uma pessoa comunicativa. O salário médio é de R$ 5 mil + comissão.

Aumento da demanda por esse profissional: 30%

4) Vendas on trade (bens de consumo)

Para essa função é necessário ter habilidade em negociação e relacionamento, planejamento de vendas, conhecimento em marketing e trade marketing para melhor posicionar os produtos nos clientes. Não basta somente ser vendedor. As habilidades de relacionamento são fundamentais e, dependendo do setor, é necessário inclusive que o profissional tenha uma formação técnica paralela para melhor nível de rentabilidade. O salário médio é de R$ 4 mil (pleno) + comissões.

Aumento da demanda por esse profissional: 30%

5) Analista de reconhecimento

A busca aqui é por profissionais especializados em campanhas de incentivo de vendas. O candidato deve ter boa capacidade analítica, criatividade, noção de marketing, experiência com desenvolvimento de ações e mensuração de resultados. O analista de reconhecimento é responsável por realizar premiações como viagens, objetos e descontos em produtos, tudo dependendo da venda anual do outro profssional. O salário médio é de R$ 6 mil.

Aumento da demanda por esse profissional: 15%

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