Café com ADM
#

O aliado profissional

A importância do marketing pessoal para a construção de uma carreira sólida

No atual mercado de trabalho extremamente competitivo em que vivemos, não só os conhecimentos e experiências profissionais são exigidos, como também as características pessoais são essenciais para um bom desenvolvimento de carreira, e, até mesmo, uma colocação. Segundo a Diretora de Negócios na Consultoria Global em Mobilidade de Talentos da LHH|DBM, Irene Azevedo, desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal é indispensável e o marketing pessoal é uma ferramenta de trabalho importante nesse caso, já que auxilia na construção de uma imagem positiva, aliada, claro, à qualidade do profissional.

Isso significa que não basta ser bom, é preciso mostrar suas competências. Quem não sabe vender sua imagem no mercado deve se exercitar, e o imprescindível nesse processo é sempre buscar se conhecer melhor, seja por meio de coaching ou mesmo uma terapia. “São diversas as formas que nos levam ao autoconhecimento e jamais devemos parar de buscá-lo, pois nunca nos conhecemos totalmente. Só o profissional que possui um autoconhecimento se coloca de forma correta, desenvolvendo assim um marketing pessoal adequado para si”, explica Irene, acrescentando que, esse autoconhecimento engloba saber suas forças e fraquezas e compreender suas perspectivas para o futuro.

Muitas vezes, os profissionais tendem a achar o marketing pessoal uma atividade um tanto exibicionista. Isso porque ninguém, nenhuma graduação ou curso, nos prepara para “vender” nosso potencial. “É necessário criar uma estratégia e saber falar de acordo com o contexto em que se está inserido. Isso exige uma preparação que nenhuma formação ensina. Mas isso não significa que só realiza o marketing pessoal aquele que gosta de se autopromover, ou até mesmo, não possui modéstia.”, finaliza Irene, acrescentando que o crescimento profissional deve ser aliado ao pessoal, e mais do que isso, ser constante e linear.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.