Nunca mais esqueça nenhum nome com essa técnica
Nunca mais esqueça nenhum nome com essa técnica

Nunca mais esqueça nenhum nome com essa técnica

Esta técnica pode ser usada para lembrar qualquer informação

Conhecer alguém e esquecer seu nome logo em seguida não é uma boa forma de começar qualquer tipo de relacionamento. Quando se trata de networking, passar a ideia de interesse, sinceridade e atenção são importantes qualidades para manter uma conversa interessante e estabelecer relações mais profundas, que podem gerar oportunidades profissionais. Lembrar de algumas informações chave pode fazer diferença nesses momentos.

É nesse sentido que Vivian Giang, que escreve para o site Fast Company, compartilha um truque de memória para aprender a não esquecer coisas importantes (e outras supostamente menos importantes). Em curso baseado nas ideias e técnicas de Dale Carnegie, pensador e orador norte-americano, Giang aprendeu e passa para frente que o nome de alguém é a palavra mais doce aos seus ouvidos. Quando aprendemos o nome de outra pessoa, porém, é apenas mais uma palavra, não significada nada especial. Porém, especialmente em ambientes de negócios, algo simples como saber um nome é um primeiro passo para uma relação duradoura e genuína.

Qual seria a solução para os esquecidos? Segundo o treinamento feito por Giang, nossa memória funciona melhor com imagens e figuras, nossa mente é associativa, o que significa que para lembrar de algo, associamos esta informação a alguma outra. Noss memória "linka" informações e assim constrói novas. O truque, então, é associar o nome de alguém a alguma imagem, quer seja um traço de personalidade, de onde a pessoa é (associando a uma imagem do lugar), ou outra informação visual.

Giang cita uma fala de Carnegie: "Pinte uma imagem da pessoa cujo nome você que lembrar fazendo algo que lhe lembre o nome dela. Tenha o rosto e corpo da pessoa que você quer lembrar numa imagem em sua mente, para que quando essa imagem vier à sua cabeça, o rosto e o nome também venham", conclui. Quanto mais detalhes, cor e movimento tiver a figura criada, maiores as chances de você lembrar. Imaginar situações ridículas também ajuda; se você conhecer uma "Maria Ferreira", por exemplo, imagine-a como uma ferreira, forjando uma espada. É ridículo e surreal, mas esse tipo de imagem é gravada mais facilmente pela mente humana.

Esta técnica pode ser usada para lembrar qualquer informação. Quanto ao nome de alguém, porém, é importante realmente tentar ouvir o que a pessoa está dizendo. Muitas vezes não lembramos do nome simplesmente porque não estamos ouvindo atentamente. Se não prestarmos atenção será difícil associar o nome a qualquer imagem.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.