Café com ADM
#
Monitoramento em tempo real traz melhorias nas importações
Monitoramento em tempo real traz melhorias nas importações

Monitoramento em tempo real traz melhorias nas importações

Uma plataforma de monitoramento em tempo real tem a capacidade de levantar, automaticamente, avisos sobre as atualizações nas operações

Em todas as etapas da cadeia logística é necessária a pró-atividade, já que elas demandam tempo e, consequentemente, resultado e dinheiro. Em relação à competitividade global, o Fórum Econômico Mundial constatou que o Brasil ocupa a 80ª posição, levando em consideração os maiores obstáculos que enfrentamos: alta e complexa carga tributária, ineficiência da burocracia e infraestrutura inadequada.

Para sanar tais dificuldades é necessário muito conhecimento e especialização, sendo impossível vivenciar sequer um semestre sem que alguma atualização nos afete direta ou indiretamente, visto que a globalização tem tomado cada vez mais grandes proporções.

A partir dessas questões, vemos o uso da tecnologia como ponto principal de informação, tendo como desafio filtrar a quantidade de novidades recebidas diariamente. Mas para além disso, outro desafio é usá-la em prol do monitoramento de cada importação em tempo real.

Por isso, incluir uma ferramenta desse perfil resulta na redução do tempo gasto com atividades mais complexas que exigem concentração, como análise de documentação e elaboração de instruções de embarque, e possibilitam maior envolvimento e desenvolvimento por parte dos colaboradores. Além disso, ao estar munido de informações concretas é possível diminuir o fluxo de questionamento sobre o status de cada importação.

Sem contar que dessa forma a transparência com os clientes se torna mais forte, tendo em vista que seu objetivo é ser uma solução mais eficaz que possa ser usada em prol da comunicação entre os envolvidos no processo. Uma plataforma de monitoramento em tempo real tem a capacidade de levantar, automaticamente, avisos sobre as atualizações nas operações. Tenha em mente que quanto mais transparente seu serviço for feito, mais assertiva a quantidade de informação e menor a chance de erros.

Além disso, tal plataforma disponibiliza espaço para uma integração mais centralizada de todas as informações acerca de todas as atividades em um único lugar. Desta maneira, reduz possíveis erros humanos e retrabalhos, além de oferecer maior flexibilidade para quem está em cargo dessa função se atentar à outras tarefas.

É importante frisar que o uso do monitoramento em tempo real se aplica para empresas de diferentes portes e segmentos. Se a mudança for grandiosa, não tem porque ter medo, arrisque, só assim é possível alcançar novos espaços.

A Indústria 4.0 está aí para nos provar que a transformação e a melhoria em nossos serviços por meio da tecnologia é possível. O que pode ser visto não só como um investimento, mas também como um planejamento para adotar novas soluções.

Helmuth HofstatterEmpreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.