MBA ou especialização: qual a melhor opção para sua carreira?
MBA ou especialização: qual a melhor opção para sua carreira?

MBA ou especialização: qual a melhor opção para sua carreira?

Na hora de decidir qual a melhor opção para a sua carreira, é preciso levar em consideração suas necessidades pessoais e quais seus planos profissionais para o futuro

Para se manter relevante em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o profissional do século XXI precisa estar em constante aperfeiçoamento. Afinal, longe já está a época em que ter um curso superior garantia uma vaga nas melhores empresas e organizações. Hoje, o investimento na educação e formação profissional é essencial em qualquer área de atuação. Muitos profissionais, entretanto, na hora de escolher um caminho após a faculdade, se veem diante de uma dúvida muito comum: cursar um MBA ou optar por uma especialização?

Não há uma diferença formal, no Brasil, entre as duas modalidades. Tanto o MBA quanto a especialização se encaixam na categoria de curso lato senso, e o Ministério da Educação estabelece que ambos devem ter, no mínimo, 360 horas de carga horária. Mas algumas especificidades sobre cada um podem ajudá-lo a fazer uma escolha, confira:

1. MBA

O Master Business Administration, como seu nome já indica, é uma especialização da área administrativa, mais indicada para quem já está inserido no mercado de trabalho em cargos de negócios ou deseja ingressar em posições gerenciais. Geralmente, as metodologias de ensino são baseadas nas experiências dos alunos em suas trajetórias profissionais, por isso, para ingressar em um MBA, algumas instituições podem pedir que os alunos já tenham alguma bagagem profissional, para facilitar o seu aprendizado.

É mais indicado para quem atua em organizações em cargos de negócios ou gerenciais. Entre as suas vantagens, está a possibilidade de construir uma ampla rede de contatos, o networking, a valorização do currículo e a chance de abrir novos horizontes para a carreira.

2. Especialização

As especializações são voltadas para diversas áreas do conhecimento, e não são restritas à atividades gerenciais. Por isso, são indicadas para profissionais que, independentemente de sua área de atuação, desejam adquirir ou atualizar conhecimentos tanto técnicos como científicos. O profissional que deseja ingressar em uma especialização não precisa, necessariamente, ter algum tempo de atuação na área, embora a experiência no mercado seja desejável. É ideal para quem está em busca de um complemento aos estudos para se destacar em um mercado de trabalho competitivo. As instituições podem pedir, ao candidato à especialização, que façam provas de conhecimento, entrevistas e passem por análise de currículo.

Qual o melhor?

Na hora de decidir qual a melhor opção para a sua carreira, é preciso levar em consideração suas necessidades pessoais e quais seus planos profissionais para o futuro. Mas lembre-se das peculiaridades específicas de cada uma das opções. Enquanto o MBA é mais atrativo para carreiras administrativas e sua prática é orientada a resultados, a especialização contempla todas as carreiras e abre novos caminhos para o profissional, além de promover sua ascensão no mercado. Ambos apresentam, como vantagens, a valorização do currículo e a possibilidade de ampliação do networking.

E você, quer se preparar ainda mais para o mercado e investir em sua formação? Conte com a Pós Unopar para dar o próximo passo na sua carreira.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.