Café com ADM
#
Marca pessoal – descubra como construir a sua
Marca pessoal – descubra como construir a sua

Marca pessoal – descubra como construir a sua

Contruir uma marca pessoal requer um alto nível de conhecimento sobre si mesmo, suas qualidades, fraquezas, talentos e comportamentos

Um dos assuntos mais abordados em trabalhos de desenvolvimento pessoal, é a construção da marca pessoal de cada um. Mas o que é de fato, uma marca pessoal? E como você pode construir a sua?

Pense em alguém próximo a você e em seguida, escolha qual a principal característica dessa pessoa, algo que a defina em uma única palavra. Essa definição é a marca pessoal do alguém que você escolheu, é a forma como se mostra para o mundo e como o mundo o vê.

Ao falarmos sobre marca pessoal, temos uma ideia da essência do indivíduo, o que o torna único. Isso acontece com as empresas também, o posicionamento, diferenciais e como as pessoas enxergam o seu trabalho.

A marca pessoal é algo que acompanha o indivíduo em todas as áreas da vida. Nas relações interpessoais, na carreira profissional e na vida familiar. E agora, como descobrir a sua? Ou até mesmo, criar uma?

Na prática

Descubra quais são os seus talentos e habilidades, aperfeiçoe-os ao longo do tempo e assim terá um reforço maior da sua marca pessoal.

Chegou a hora de falar

Saiba conversar com as pessoas, afinal de contas, a comunicação é um dos pontos principais para transmitir e deixar o seu legado. Fale com sabedoria e lembre-se de que ouvir também é crucial. Prestar atenção no que o outro diz e mostrar-se interessado, pode ampliar o seu repertório, aumentar a sua cadeia de networking e o interesse das pessoas em você.

Conheça a ti mesmo

Contruir uma marca pessoal requer um alto nível de conhecimento sobre si mesmo, suas qualidades, fraquezas, talentos e comportamentos. Após mergulhar intensamente dentro de si, dos seus valores e talentos, é importante estruturar uma série de mecanismos que vão transmitir para as outras pessoas, quem você é e principalmente, de que forma quer ser visto.

As redes sociais são grandes aliadas na hora de divulgar a sua marca pessoal. O conteúdo que você lê, as fotos que tira, os lugares que frequenta e o que estuda. Tudo isso, quando transmitido para o mundo, gera impressões, e dessa forma, a sua marca pessoal fica registrada na mente das pessoas.

Então, quem é você? Quando alguém pensar em ti, qual será a primeira palavra que te define?

Saiba como superar a preguiça

A preguiça é uma palavra pequena, de significado não muito rebuscado mas que tem um efeito imenso na vida das pessoas. Você já parou para pensar o por que se planeja para fazer algo e quando chega na hora "H", a vontade desaparece e dá lugar a famosa preguiça? Será que existe uma fórmula mágica para superar a preguiça?

Entenda a sua preguiça

Os seres humanos apresentam alguns limites, principalmente quando são físicos. Ás vezes ficamos cansados, esgotados e tudo o que mais parece apetitoso e não fazer nada. E tudo bem.

Você pode ter preguiça pouco antes de dormir, aos finais de semana e depois de um dia cheio, por exemplo, mas se ela só vem na hora de trabalhar, começar uma tarefa nova ou na hora de limpar a casa, temos um problema.

Preste atenção nos momentos em que a preguiça surge e mapeie o seu comportamento.

Desenvolva a motivação

Ao contrário do que muitos pensam, a motivação não surge do acaso, como um sentimento rotineiro, é preciso esforço e constância.

Motivação = Esforço + treino + looping = satisfação = motivação.

Quando precisar fazer algo que não seja tão atraente a princípio, lembre-se dos motivos pelos quais o está fazendo, quais benefícios podem te gerar e quão maravilhoso será quando chegar lá. Motive-se!

Me diga com quem tu andas e eu te direi quem tu és!

Essa é uma frase bem antiga e que carrega uma dose de sabedoria em si. É importante estar atento às companhias que carrega ao longo da vida. Ninguém cresce ou amadurece, se estiver rodeado de pessoas com mesmo ou inferior conhecimento e sabedoria dos que os seus próprios.

Relacione-se com pessoas positivas, enérgicas e que tem coisas para te ensinar e mostrar. A troca de conhecimento é essencial para o seu crescimento.

Pequenas vitórias

O topo de qualquer escada é feito de pequenos degraus, e para chegar até o último é importante caminhar pelos demais. Cada uam de suas pequenas vitórias merecem ser comemoradas, afinal de contas, é mais um passo em direção ao seu sucesso.

Pequenas vitórias auxiliam a se auto motivar e como já dito anteriormente, motivação é tudo!

Organize-se

Um dos gatilhos para barrar a auto-sabotagem é se comprometer com algo maior do que si mesmo. Já parou para pensar que pode ser mais difícil cancelar um compromisso com alguém, do que com consigo mesmo?

Então organize-se e tenha compromisso com outras pessoas, com outras fases e com o seu sucesso.

Com um passo a passo parece mais fácil driblar a preguiça, não é mesmo?

Lucivaldo SantosCoach de alta performance - desenvolvimento e comportamento humano. Atua como coach individual e palestrante, potencializando e conduzindo as pessoas e as empresas, através da metodologia do Coaching Integral Sistêmico.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.