Café com ADM
#

Manufatura enxuta transforma empresas em curto prazo

Projeto de engenharia garante produtividade 80% maior em um período de apenas quatro meses; a ação é ideal para pequenas e médias indústrias

A meta de todo empresário é maximizar os lucros e reduzir os custos sem precisar fazer grandes mudanças estruturais. Este quadro pode ser complicado tratando-se da indústria, que, muitas vezes, sofre com desperdício, altas despesas e falta de mão de obra.

O Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta, velho conhecido das indústrias de grande porte, também se apresenta eficaz também quando aplicado em pequenas e médias empresas.

“Com o uso de ferramentas específicas e softwares de simulação, é possível desenvolver projetos precisos, que em um prazo de três a seis meses diminuem substancialmente os custos de produção e garantem o aumento nos lucros”, afirma o consultor e professor Rodrigo Ferro, da Sieen – Soluções Integradas em Engenharia.

A manufatura enxuta baseia-se na implantação de ideias lógicas e fluxo de informações menos burocráticas; ela permite altos ganhos de produtividade, reduz espaços - tanto da produção, quanto do estoque - melhora a qualidade do produto e reduz o prazo de entrega.

“Nosso trabalho é mapear o sistema de produção, conhecer a fundo o produto e o processo para promover uma reestruturação que corrija as falhas sem a necessidade de troca de maquinários e novas contratações, por exemplo”, explica Ferro.

Um bom exemplo de manufatura enxuta apresentado é o trabalho desenvolvido em uma empresa fabricante de tomadas e componentes, situada no interior de São Paulo. A modificação no padrão das tomadas no Brasil elevou a demanda de 25 mil para 45 mil peças produzidas diariamente.

Após quatro meses, com a implantação de um sistema personalizado de manufatura enxuta, treinamentos e correção de falhas, a empresa estava produzindo 46.800 peças por dia, com os mesmos recursos - sem aumentar o espaço físico, o número de equipamentos ou a mão de obra - e totalizando um custo de fabricação 16,8% menor.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.