Café com ADM
#
Mãe inventa aparelho que ajuda filho a andar pela primeira vez
Mãe inventa aparelho que ajuda filho a andar pela primeira vez

Mãe inventa aparelho que ajuda filho a andar pela primeira vez

Debby Elnatan teve a ideia ao querer ajudar seu filho Rotem, portador de paralisia cerebral

A invenção de uma mãe deu a seu filho, que se locomove através de cadeira de rodas, a chance de andar pela primeira vez. Com a intenção de ajudar, uma empresa da Irlanda do Norte transformou a ideia de Debby Elnatan em realidade, na esperança de dar uma alternativa a diversas crianças deficientes.

Debby, que é músico-terapeuta, teve a ideia ao querer ajudar seu filho Rotem, portador de paralisia cerebral. Ela então criou um suporte que faria com que seu filho conseguisse ficar em pé e, ao ligar o suporte a ela, fez com que mãe e filho dessem passos juntos.

Após procurar intensivamente por uma empresa capaz de produzir o “Upsee”, nome dado ao aparelho, em grande escala, a mãe israelense encontrou na Leckey, na Irlanda do Norte, o que tanto quis. A empresa é conhecida por criar e produzir equipamentos para crianças com necessidades especiais. Depois de testes bem sucedidos com famílias nos EUA, Reino Unido e Canadá, o FireFly Upsee foi lançado globalmente nesta quarta (26).

“É maravilhoso ver que este produto está disponível para famílias no mundo tudo”, disse Elnatan em entrevista para o Daily Mail. “Quando meu filho tinha dois anos de idade, me disseram que ele não tinha consciência de suas pernas e não sabia o que elas eram. Isso foi algo incrivelmente difícil para uma mãe ouvir. Eu comecei a ajudá-lo a andar todos os dias, o que foi uma tarefa difícil para nós dois. Da minha dor e desespero veio a ideia para o aparelho e eu estou muito feliz em ver o projeto virar realidade”, complementa.

O Upsee permite que crianças fiquem de pé e tenham treino de repetição com a ajuda de um adulto. O aparelho inclui cintos e proteção para a criança, que fica ligada ao adulto, e também sandálias criadas especialmente para pais e filhos darem passos ao mesmo tempo, deixando suas mãos livres. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2012 pela Leckey.

A pesquisadora médica e terapeuta ocupacional que ajudou na confecção do produto, Clare Canale, disse que famílias em todo o mundo podem ser beneficiadas. “A curto prazo, o Upsee melhora a qualidade de vida de famílias com necessidades especiais, enquanto melhora o potencial físico e emocional das crianças a longo prazo”, disse Canale.

“Tem sido arrebatador ver o progresso e a felicidade que o produto está criando; assistir crianças fazerem coisas simples pela primeira vez como chutar uma bola ou brincar com seus parentes é maravilhoso para todos, especialmente para os familiares”, acrescenta Canale.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.