Café com ADM
#
Lollapalooza movimenta R$ 60 milhões no turismo de São Paulo
Lollapalooza movimenta R$ 60 milhões no turismo de São Paulo

Lollapalooza movimenta R$ 60 milhões no turismo de São Paulo

O levantamento também mostrou o perfil do público do festival no ano passado, apontando mais de 96,8 mil turistas

A terceira edição do Lollapalooza Brasil acontecerá nos próximos dias 5 e 6 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Segundo estimativas da SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos de São Paulo), o turismo gerado com o evento movimentou mais de R$ 58 milhões na economia da cidade somente no ano passado.

Segundo Wilson Poit, secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, os eventos musicais e shows de grandes artistas nacionais e internacionais trazem muito retorno para a cidade porque recebem milhares de visitantes. "As pessoas que vêm aos shows também costumam aproveitar mais alguns dias na cidade, principalmente se for fim de semana, como é o caso do Lollapalooza, já que a vida noturna e cultural paulistanas são famosas e agitadíssimas", explica Wilson.

O levantamento mostrou o perfil do público do festival no ano passado, apontando que quase 58% eram turistas, o que representa mais de 96,8 mil pessoas. A pesquisa ainda quis saber qual o meio de hospedagem dessas pessoas, obtendo o resultado de 33,8 para hotéis e flats, 29,7% em casas de amigos e parentes e 32,1% indo e voltando a residência própria no mesmo dia do evento. "A hotelaria teve grande impacto. Cerca de 80 dos 132 hotéis consultados em regiões próximas ao local registraram aumento na ocupação por conta do evento no ano passado", destaca Poit.

A pesquisa também mostrou o gasto médio de R$ 600 pelos turistas que foram ao evento em 2013 e permaneceram quase dois dias e meio na cidade. Além disso, quase 38% das pessoas foram ao festival de metrô no ano passado, algo sugerido pela organização do evento, pela proximidade do atual local do evento com a estação de trem "Autódromo", na linha 9 - Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O Lolla nas redes socias

Durante o festival em 2013 foi feito um levantamento sobre a percepção dos usuários de plataformas digitais, como o Twitter e o Facebook, sobre o festival. "O evento repercutiu tanto que foram detectadas menções sobre o Lollapalooza nos três estados da região Sul do país, no Ceará e em Pernambuco, ambos na região Nordeste, e até do Pará, no Norte do Brasil", declarou o presidente da SPTuris, Wilson Poit.

O Twitter representou mais de 85% das citações ligadas ao evento, seguido pelo Instagram (10,3%), pelo Facebook (4,5%) e pelo Foursquare (0,04%).

No Twitter, Facebook e Instagram os organizadores criaram a hashtag #Lollapalooza ou #LollaNoAutódromo, para que assim outros usuários que estão conectados possam aproveitar e listar o mesmo assunto por meio de uma busca interna das ferramentas.

Sobre o Lollapalooza Brasil

O evento será relizado nos dias 5 e 6 de abril, e contará com apresentações de dezenas de bandas de rock e gêneros afins, distribuídas em diferentes espaços nos cerca de um milhão de metros quadrados de área do local. Entre os destaques estão grupos estrangeiros como New Order, Pixies, Soundgarden e Nine Inch Nails, os brasileiros do Nação Zumbi e Raimundos, além de novos artistas como Muse, Imagine Dragons, Lorde, Jake Bugg e Ellie Goulding. Haverá ainda programação e atrações voltadas às crianças no Kidzapalooza. Mais informações no site: www.lollapaloozabr.com

Para conferir a pesquisa de 2013 na íntegra, acesse www.observatoriodoturismo.com.br

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.