Itaú Unibanco faz acordo para fusão com chileno CorpBanca

Acordo inclui uma capitalização de 652 milhões de dólares do Itaú Chile, que será incorporado pelo CorpBanca

O Itaú Unibanco anunciou nesta quarta-feira acordo de fusão de sua unidade no Chile com o chileno CorpBanca, em uma operação para reforçar a internacionalização do maior banco privado do Brasil.

O acordo inclui uma capitalização de 652 milhões de dólares do Itaú Chile, que será incorporado pelo CorpBanca.

O banco resultante, Itaú CorpBanca, será controlado em 33,58 por cento pelo Itaú Unibanco, com o grupo chileno tendo participação de 32,92 por cento, segundo fato relevante do Itaú.

A Reuters publicou na véspera que o acordo entre os dois bancos seria anunciado ainda nesta semana.

A operação levará o Itaú Unibanco da sétima para a quarta posição entre os maiores bancos do Chile em termos de empréstimos. Além disso, o acordo permite que o banco brasileiro ingresse no mercado de varejo financeiro da Colômbia.

"Com esse acordo, o Itaú Unibanco e o Corp Group criarão uma plataforma para crescimento e busca de novas oportunidades de negócios no setor financeiro no Chile, na Colômbia, no Peru e na América Central", afirmou o banco brasileiro em comunicado.

Ambos os grupos lançarão uma oferta para comprar participação restante no CorpBanca Colombia por equivalente a 894 milhões de dólares, afirmou o Corp Group.

O Itaú CorpBanca será controlado pelo Itaú Unibanco, que fará um acordo de acionistas com o Corp Group. Os presidentes dos Conselhos de Administração do Itaú CorpBanca e de suas subsidiárias serão indicados pelo Corp Group e seus vice-presidentes pelo Itaú Unibanco. A maioria dos membros do Conselho de Administração será eleita pelo grupo brasileiro.

As ações do Itaú Unibanco abriram em queda após o anúncio. Ãs 10h16, os papéis tinham baixa de 0,27 por cento, a 29,98 reais, enquanto o Ibovespa tinha variação negativa de 0,02 por cento.

O Itaú CorpBanca terá 45 bilhões de dólares em ativos e 34 bilhões em créditos concedidos. O Itaú Unibanco afirmou que a operação não terá efeitos contábeis relevantes nos resultados da instituição.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.