iOS 8 chega ao público em setembro
iOS 8 chega ao público em setembro

iOS 8 chega ao público em setembro

Com as novidades do OS X 10.10 Yosemite, o iOS traz maior interação entre os gadgets móveis da Apple e seus computadores

Após o anúncio do OS X 10.10 Yosemite, Tim Cook também revelou o novo iOS 8, que traz atualizações de serviços importantes que já existiam nos gadgets, como o AirDrop entre eles e os computadores Mac. As maiores novidades ficaram por conta da introdução de widgets no sistema, como já acontecia no Android, e de duas novas funções: a Health e Family Sharing.

A partir dessa versão, o iOS irá suportar widgets interativos na Central de Notificações. O Health é um aplicativo que irá se conectar ao novo HealthKit da Apple, um serviço que converge dados de diversos aplicativos de saúde, que poderá ser acessado por profissionais da área.

O Family Sharing é a primeira iniciativa da empresa que permite o compartilhamento de compras do iTunes, além de calendários, mensagens grupais e outros. Você também poderá receber notificações se um membro da família quiser permissão para acessar um determinado aplicativo.


App Health: serviço poderá ser usado por profissionais da área

Entre tantas novidades, se destacaram também a nova função do clique duplo no botão de "home" do iPhone, que agora inclui também os contatos mais recentes. A busca do Spotlight passa a incluir resultador de aplicativos que você não tem no seu gadget, assim como os que tem. O aplicativo "Fotos" também ganhou mudanças significativas, permitindo a exibição de imagens que estão compartilhadas entre todos os dispositivos Apple. Assim, agora é possível abrir uma foto tirada e, inicialmente editada em um iPhone e reverter ou adicionar a essas alterações em um iPad.

Um novo uso para a biometria, que foi implantada no último iPhone 5S, chega junto com o iOS 8. Agora, aplicativos de terceiros poderão incluir funções com o Touch ID. O Siri estará acessível apenas com o comando de voz "hey Siri", emulando o Google Now, e estará integrado so Shazam, permitindo o reconhecimento de músicas do ambiente.

A Apple também lançou o aplicativo iCloud Drive, capaz de sincronizar todos os documentos entre dispositivos que rodam o sistema operacional, de forma similar ao Dropbox. Entretanto, o diferencial está na possibilidade de edição dos arquivos em qualquer aparelho, além de permitir que um mesmo documento seja aberto em mais de um aplicativo -- por exemplo, pode-se criar uma tabela em um app e adicioná-la a uma apresentação em outro. Não há imporação de arquivos. "É um outro nível de colaboração entre aplicativos", define a empresa.

Os preços também são competitivos: 20 GB por US$0,99 ao mês e 200 GB por US$3,99 ao mês, além dos 5GB gratuitos.

Para os desenvolvedores, há agora o TestFlight, um serviço que os permite recrutar usuários de iOS para testar seus aplicativos em desenvolvimento antes do lançamento final. O iOS 8 estará disponível em versão beta hoje para os participantes da WWDC e para o público em geral, no outono do hemisfério Norte (a partir de setembro).

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.