Investir em funcionários ajuda na administração do fluxo de vendas
Investir em funcionários ajuda na administração do fluxo de vendas

Investir em funcionários ajuda na administração do fluxo de vendas

No final do ano, este pode ser um dos melhores caminhos para atingir as metas

No momento de fidelizar o cliente, um bom atendimento pode fazer uma grande diferença. Quem trabalha com comércio e vendas deve estar ciente de que a imagem da empresa é representada por seus funcionários.

Levando em consideração que “a primeira impressão é a que fica”, uma palavra mal interpretada pode fazer com que um cliente jamais retorne a determinado estabelecimento ou deixe de contratar tal serviço.

É importante que os gerentes e diretores invistam em um bom treinamento para seus funcionários e os deixem a vontade para trabalhar, afinal, um atendimento robotizado e estático também não é um cartão de visitas desejável. Quanto mais personalizado for o contato com o cliente, mais diferenciais são percebidos.

Segundo os diretores da RM1 - empresa especializada em Treinamentos e Coaching -, Marcelo Cardoso e Ricardo Miranda, quanto mais se investe na qualificação do quadro de funcionários, maior o retorno especializado, pois os recursos investidos nesta área acontecem por um motivo em especial: a preocupação com a atualização e a manutenção do nível de competitividade, tendo em vista que a competição no comécio fica mais acirrada a cada dia.

“Se aquele funcionário receber um treinamento adequado desde sua contratação, ele certamente saberá como agir nas mais variadas situações”, afirma Marcelo Cardoso.

Mas o treinamento não pode ser uma coisa de momento, é preciso que seja contínuo, que se invista cada vez mais de acordo com cada etapa de trabalho de um funcionário.

No final do ano o número de vendas costuma triplicar, devido às compras de natal e ano novo. Os estabelecimentos, então, passam a receber um maior fluxo de pessoas ao longo do dia. Muitos investem em contratações temporárias para essa época do ano, para atender um maior número de pessoas.

O empresário que optar por essas contratações deve estar consciente da necessidade de um treinamento profissional eficaz e rápido. “Treinamento especializado para potencializar resultados no fim do ano é mais do que válido, isso ajuda os funcionários a criarem mais autonomia na hora de atender, porém o ideal é manter os funcionários motivados e treinados durante todo o ano”, afirma Cardoso.

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