Interatividade na palma da mão

A interatividade móvel se tornou uma das grandes apostas para as empresas fornecerem informações aos clientes e/ou usuários via smartphone, e de quebra, conquistar a fidelidade do consumidor

A capacidade de vivermos em sociedade, e consequentemente, estarmos em constante interação com nossos pares, talvez seja uma das vantagens mais significativas de nossa condição humana. É claro que com a chegada da tecnologia essa interação foi infinitamente facilitada, as distâncias diminuíram, e claro, novas conexões puderam ser estabelecidas.

A TV, o jornal e o rádio, que durante décadas foram os principais responsáveis por intermediar essas conversas, hoje dão espaço para dispositivos mais ágeis e com melhor performance. A forma mais rápida de se conectar com uma audiência ou conteúdo passa a estar provavelmente em suas mãos ou no seu bolso: o seu celular.

Com a chegada da internet, bem como sua modernização, facilidades como o leitor de QRCode ou o envio de SMS se tornaram ferramentas importantes para as empresas que desejam interagir com seu público alvo. Note que quando entramos em contato através de uma mensagem de texto, por exemplo, rapidamente a marca ou o anunciante te responde com uma resposta, seja um jogo, vídeo, cupom, conteúdo exclusivo, link ou informações relacionadas aos produtos.

A interatividade móvel se tornou uma das grandes apostas para as empresas fornecerem informações aos clientes e/ou usuários via smartphone, e de quebra, conquistar a fidelidade do consumidor. Cada vez mais métodos criativos e elaborados se unem à tecnologia para atingir com eficácia o consumidor em seu dia a dia. Em sistemas como o *NFC (Near Field Communication) e o Bluetooth, por exemplo, é possível o envio de informações via internet para dispositivos móveis sem a necessidade de cabos, permitindo a interação em qualquer lugar, seja na rua, no shopping ou em um restaurante.

Dentre os principais benefícios da Interatividade Mobile, a publicidade sai na frente, podendo interagir com mais facilidade com seu consumidor e entender o perfil de compra e consumo de cada um deles. A partir de então torna-se possível oferecer um conteúdo mais segmentado para o target, aumentando o ROI* das campanhas. Anunciantes também podem tirar proveito das redes sociais para produzir o crescimento no reconhecimento da marca, criando engajamento e relacionamento com seus clientes.

*NFC é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro.

*ROI é uma sigla em inglês para o termo return on investment. O sistema mede o retorno obtido pelas marcas com base no investimento que elas fizeram em ações na web.

Gustavo LuveiraSócio e diretor de Marketing da Kanamobi (www.kanamobi.com.br), é publicitário de formação e empreendedor nato. Foi responsável pela área de Novos Negócios da Red Cube e fundou a Brands Lounge Brasil. Hoje, além do cargo que ocupa na Kanamobi é professor da São Paulo Digital School.

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