Início e purificação: aproveite a presença dos deuses e renove suas metas

Definir metas é cada vez uma ferramenta imprescindível para o mundo corporativo, tanto para o crescimento da corporação, como também para a retenção de suas equipes

Janeiro é o primeiro mês do ano nos calendários juliano e gregoriano. Seu nome provém do latim e homenageia Jano, deus do começo na mitologia romana, que tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para frente, o futuro. É então o período perfeito para analisar onde se estava, onde se está e para onde se quer ir. Quem vai se desesperar porque o mês está quase acabando, pode ter outro alento.

Fevereiro também vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Então, ainda dá tempo de eliminar o que não nos interessa passando por um processo de reavaliação e, de purificação, detectando o que realmente importa e começar a traçar metas.

Definir metas é cada vez uma ferramenta imprescindível para o mundo corporativo, tanto para o crescimento da corporação, como também para a retenção de suas equipes. Explico: a geração Y está acostumada às mudanças das mais intensas, já que esses jovens talentos vêm de uma infância e adolescência conectada, dinâmica e acostumada com transformações, e é isso que eles esperam para suas carreiras.

Por terem essa visão dinâmica e estarem sempre antenados, esses novos profissionais tendem a trocar de empresa a qualquer momento, aumentando o turn-over dos colaboradores, o que encarece os custos das companhias e diminui a velocidade da produção. Esse fenômeno tem levado muitas empresas a cada vez mais investir em suas equipes, nos âmbitos pessoal e profissional, incentivando o bem estar e a qualidade de vida. As companhias que têm essa visão são muito requisitadas pelos recém-formados e profissionais que já atuam no mercado, e o fato de serem certificadas por suas políticas internas, aumenta a satisfação dos colaboradores que se orgulham de fazer parte daquela companhia. Um nítido processo de fidelização e de convergência de objetivos.

Uma recente pesquisa da Top Employers Institute com grandes empresas brasileiras que se destacam por suas iniciativas e políticas de RH, retrata claramente este quadro. De acordo com o estudo, 82% das companhias certificadas têm trajetórias de carreiras bem definidas para seus funcionários. Ou seja, os colaboradores sabem quais são os caminhos, as metas e os objetivos a serem alcançados para atingirem uma promoção. Este mesmo estudo apontou que 71% das empresas têm gerentes que estimulam o desenvolvimento de sucessores mesmo antes de eles serem promovidos.

Do ponto de vista do novo profissional, hoje o jovem estudante, aspirante a uma vaga, tem que estar atento às oportunidades e ir atrás. Por não terem uma direção definida, muitos esperam primeiro ser chamados para um posto para depois procurar se qualificar com cursos de idioma ou especialização, quando na verdade deveria ser o contrário. O mercado procura pessoas prontas e especializadas que se adaptem às novas funções no menor tempo possível, por isso dizem que a sorte é quando a oportunidade se encontra com a capacidade.

Seguem então algumas dicas para quem fez promessas na virada do ano e ainda não as colocou em prática: elabore e escreva um plano de metas e, lembre-se de apontar como pretende alcançá-las de forma realista e possível; se comprometa com alguém, assim a promessa ganha mais peso; e por fim, descubra a própria força e talento para conseguir os objetivos, fazendo metas reais, que não o sobrecarreguem e que representem suas prioridades. Com isso são grandes as chances de no próximo réveillon você já estar articulando novos planejamentos, ainda mais ambiciosos e, começar janeiro com o pé direito, ao lado do deus Juno, olhando para um futuro promissor e analisando o passado com muita satisfação, pelas metas alcançadas.

Robert Schaefer é membro do Comitê Executivo da Top Employers Institute Europa, Ásia e América Latina.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.