Café com ADM
#

Há vagas para quarentões e cinqüentões

Se, um tempo atrás, os profissionais com mais de 40 anos eram demitidos e dificilmente conseguiam novos empregos, hoje a realidade é outra.

Se, um tempo atrás, os profissionais com mais de 40 anos eram demitidos e dificilmente conseguiam novos empregos, hoje a realidade é outra. Crescem as vagas que exigem um perfil que se encaixa no meio do caminho entre os profissionais seniores, perto da aposentadoria, e os jovens recém-chegados ao mercado de trabalho. Por isso, as empresas estão valorizando e contratando cada vez mais profissionais experientes. “A preocupação em substituir os líderes que estão saindo é generalizada”, alerta a consultora Carla Mello, sócia da Acta – Educação e Carreira.

Carla conta que a demanda por gente mais experiente foi alavancada depois da adesão aos Planos de Demissões Voluntárias (PDVs), comuns nos anos 90, quando muitos profissionais se aposentaram precipitadamente. “As empresas perceberam que os profissionais mais jovens não têm bagagem suficiente para assumir certas posições”, diz Carla, que aponta as maiores dificuldades dos mais jovens: tomada de decisão, administração de conflitos, gerenciamento de pessoas e capacidade de usar uma rede de relacionamentos acumulada ao longo de anos. “Outro fator muito importante é que profissionais mais experientes já vivenciaram ciclos econômicos diversos e aprenderam com isso”, afirma.


A consultora explica que a busca por experiência não está relacionada ao insucesso dos programas de capacitação e formação de trainees. “Lideranças são desenvolvidas por bons mentores. Se esses profissionais vão embora, quem formará os futuros líderes?”, questiona. E ela acrescenta: “a formação solitária tem se mostrado pouco eficaz e mais demorada”. Carla ressalva, porém, que uma maior experiência profissional não significa, necessariamente, estar pronto para exercer a função designada. “Dependendo da empresa e dos objetivos estratégicos, mesmo com muita experiência, quem foi contratado passará por um período de aprendizagem”, avalia.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.