Café com ADM
#
Google lança protótipo de carro que dispensa motorista
Google lança protótipo de carro que dispensa motorista

Google lança protótipo de carro que dispensa motorista

Pessoas de fora da equipe da empresa testaram o veículo que pretende ser o primeiro autônomo do planeta

Nesta terça-feira (27), a Google anunciou em seu blog oficial o protótipo de um veículo que dispensa motorista. O que pretende ser o primeiro carro autônomo do planeta a ser posto no mercado não possui volante nem pedais de acelerador ou freio, apenas botões de partida e parada.

"O que seria diferente nesse tipo de veículo?" Essa foi a pergunta inicial do projeto que, segundo comunicou a empresa do Vale do Silício, é bastante simples. "Projetamos o interior para a aprendizagem, não para o luxo, de modo que pegamos leve no conforto, mas teremos dois assentos com cinto de segurança, um espaço para os pertences dos passageiros, botões para iniciar e parar, e uma tela que exibe a rota - e isso é tudo", diz.

O diretor do projeto, Chris Urmson, ressaltou que a segurança foi o grande foco da equipe. O carro é equipado com sensores que detectam pontos cegos, ou ângulos mortos, em todas as direções, entre a distância de até dois campos de futebol. “Idosos podem manter sua liberdade mesmo que não consigam lembrar onde a chave do carro está. Bêbados e motoristas distraídos? Passado”, acrescenta Urmson.

Por enquanto, a velocidade máxima do protótipo é de 25 milhas por hora, uma média de 40 quilômetros por hora. "Vamos aprender muito a partir dessa experiência, e se a tecnologia se desenvolver como esperamos, trabalharemos em sociedade para trazer essa tecnologia para o mundo com segurança".

Ainda levará algum tempo para o veículo autônomo ser visto nas estradas. De acordo com Chris Urmson, os primeiros a serem testados em ruas convencionais, terão controles manuais. "Estamos planejando construir cerca de cem protótipos de veículos e, mais tarde, neste verão, nossos motoristas de segurança começarão a testar as versões iniciais desses carros, que têm controles manuais", disse.

O Google pretende implantar um pequeno programa piloto na Califórnia nos próximos dois anos, se tudo ocorrer como planejado. A empresa ainda não indicou se irá comercializar sua própria frota ou venderá a ideia a fabricantes de automóveis.

Assista ao primeiro vídeo promocional:

O que achou do projeto? Você teria coragem de viajar em um veículo que exerce sozinho o papel do motorista? Deixe seu comentário.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.