Frio interfere na produtividade no trabalho

Músculos se contraem mais para gerar calor, o que os torna mais rígidos e leva a uma sensação maior de cansaço, explica fisioterapeuta

08 junho 2009

O frio pode ser um vilão para a saúde, prejudicar a produtividade das pessoas no trabalho e, além disso, aumentar o número de faltas.

Com as temperaturas baixas, é mais comum contrair determinadas doenças, como a gripe. É fácil entender isso, já que, com o frio, as pessoas ficam com janelas e portas fechadas, limitando a entrada do ar e compartilhando do mesmo ambiente. Se alguém fica gripado, não é difícil transmitir para os colegas.

Além disso, as dores musculares também costumam ser mais comuns, causando desconforto principalmente em pessoas que ficam sentadas por muito tempo. "Nossos músculos são a grande fonte geradora de calor do nosso corpo e, nos dias frios, são mais exigidos. Ou seja, se contraem mais para gerar calor, o que os torna mais tensos e, por vezes, rígidos. Esta exigência leva a uma situação de maior cansaço", explicou o fisioterapeuta do trabalho do Sefit Prevenção Laboral, Alison Klein.

LER

De acordo com o fisioterapeuta, a tensão muscular do frio costuma piorar certas doenças, como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

"Nesta época, os sintomas são acentuados pela tensão maior do músculo. As regiões afetadas tendem a ficar mais sensíveis e as dores se tornam mais intensas. Esta piora tende a se complicar em casos sem tratamento direcionado". Essas dores, segundo o especialista, diminuem a produtividade no trabalho.

Para diminuir os impactos do frio no corpo, o fisioterapeuta dá as seguintes orientações:
  • Procure ficar bem agasalhado
  • Pratique exercícios físicos ou caminhadas regulares
  • No local de trabalho, pratique ginástica laboral
  • Prefira ambientes climatizados
  • Sempre que possível, aqueça-se com bebidas quentes
Empresas

Cabe às empresas, de acordo com Klein, manter um ambiente climatizado e proporcionar situações para que o trabalhador se sinta cômodo, como manter programas de ginástica laboral. "Essas ações favorecem a produção de calor pelos músculos de maneira mais adequada, possibilitando ao músculo sua manutenção".

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar