Café com ADM
#
Fotógrafos recriam figurinhas da Copa com imagens de desabrigados
Fotógrafos recriam figurinhas da Copa com imagens de desabrigados

Fotógrafos recriam figurinhas da Copa com imagens de desabrigados

Projeto visa apoiar movimento do MTST que invadiu local abandonado há mais de 20 anos e vale mais de R$ 20 milhões

Lançado na semana passada através das redes sociais, um projeto de um grupo de fotógrafos paulistanos chamado Fotógrafos Ativistas modificou as populares figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2014 utilizando imagens de trabalhadores sem-teto no lugar de jogadores da Seleção Brasileira.

"Nosso objetivo é desmistificar a ideia de que a Copa da Fifa serve ao povo", diz Tarek Mahammed, da coordenação dos Fotógrafos Ativistas, para a BBC Brasil. O projeto visa apoiar o movimento que, desde o dia 3 deste mês, reúne cerca de 4 mil pessoas num terreno privado a 3,5 quilômetros da Arena Corinthians, conhecida como Itaquerão, zona leste de São Paulo. Chamado de a "Copa do Povo", o terreno de cerca de 150 mil metros quadrados, de propriedade da Viver Incorporadora, que busca reintegração de posse.

Segundo o MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, que coordena a construção dos barracos, o local está abandonado há mais de 20 anos e possui valor de mercado estimado em mais de R$ 20 milhões. Do terreno ocupado é possível ver a Arena Corinthians, palco de abertura da Copa daqui a um mês.

Flávio Freire, fotógrafo autor das imagens, disse que a ideia surgiu logo após a divulgação dos jogadores convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari. "Nossa ideia era montar uma seleção alternativa com os moradores da ocupação. Isso é bem simbólico. Principalmente, queríamos mostrar seus rostos e suas histórias para o maior número possível de pessoas", afirma.

"As figurinhas mostram que, enquanto esses estádios são construídos, as pessoas continuam sem moradia, sem trabalho, sem acesso a educação, hospitais e esportes. O povo de verdade não tem nem campo para jogar futebol no Brasil", completa Tarek.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.