Café com ADM
#
Fim do suporte ao Windows XP resulta em migração de sistema operacional
Fim do suporte ao Windows XP resulta em migração de sistema operacional

Fim do suporte ao Windows XP resulta em migração de sistema operacional

Para aquelas empresas que usam o Windowns XP, há três caminhos a seguir

Atualmente, mais de um quarto das pequenas e médias empresas no Brasil ainda utilizam o Windows XP. Porém, em abril deste ano a Microsoft vai encerrar o suporte ao referido sistema operacional, tornando os computadores mais vulneráveis a ameaças. Para os empresários, perda e roubo de dados pode representar um mal-estar sem fim.

Erika Ferrara, da LCS, aponta três caminhos a serem seguidos por quem usa o Windowns XP:

1. Computadores não precisam mais ser modernos para rodar sistemas mais avançados. Tecnologias como virtualização de desktops e aplicativos permitem que um novo sistema operacional, que ofereça mais segurança para as empresas, seja instalados com eficiência em um tempo mínimo. Isso significa menos tempo parado para a troca de sistema operacional.

2) Migrar para Windows 7. Mesmo com o Windows 8 já lançado, por sua interface mais interativa e complexa, muitas empresas vão optar por utilizar em seus desktops o Windows 7. A vida útil do XP foi de aproximadamente 12 anos, o que dá tempo de sobra para planejar uma migração para um sistema mais moderno no futuro.

3) Existe uma resistência natural das empresas a trabalharem com os sistemas que já conhecem. Ainda mais quando há notícias de que logo haverá uma nova versão do Windows. Para estas empresas, a questão da segurança pode ser solucionada com a adoção de um modelo de "Desktop as a Service" (DaaS), com o qual a segurança permanece garantida.

“Juntos, a evolução, a perda de atualizações importantes e a segurança vão fazer com que algumas empresas corram contra o tempo em busca de soluções acessíveis e ainda assim praticas para a mudança de seus sistemas”, afirma a executiva.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.