Café com ADM
#

Falta de foco é um dos problemas mais comuns no trabalho

Significa que a empresa não deve mais se preocupar apenas com técnicas de vendas ou comportamentais, mas sim treinar seus funcionários sobre concentração e como manter o foco

A busca por criar e formar uma equipe de vendas de sucesso tem nos treinamentos em técnica de vendas um de seus pilares, “porém, nos dias de hoje sofremos uma necessidade de algo a mais. Falta uma mudança de atitude, falta foco” comenta Sergio Ricardo Rocha, que trabalha como coach, consultor empresarial e palestrante.

Seja no comportamento individual ou seja como um todo, falta atitude de ser e não só querer ser. E, para isso, uma imensa coragem é requerida. As técnicas de vendas devem ser acompanhadas de técnicas comportamentais.

Prova disso são as mudanças que os estudos sobre o Coeficiente Emocional (Q.E.) e a Inteligência Emocional fizeram. Perceber a origem e a importância de nossas emoções e comportamentos é algo inspirador. Não é mais “Ah, a equipe comercial cuida das técnicas de vendas e o pessoal do RH cuida das comportamentais".

O novo livro "Foco" do psicólogo americano Daniel Goleman destaca a existência de três tipos de focos: o foco interno (sobre nossas ações), o foco externo (sobre as situações) e o foco no outro (sobre as ações daqueles ao nosso redor), ressaltando que todos os três são importantíssimos.

Goleman afirma que, nos dias de hoje, devido à vivência intensa com as máquinas e redes sociais, nosso foco é perdido, pois nos distraímos muito fácil, não sabendo onde manter a nossa atenção.

O que isso significa? Significa que a empresa não deve mais se preocupar apenas com técnicas de vendas ou comportamentais, mas sim treinar seus funcionários sobre concentração e como manter o foco.

O cérebro, segundo o psicólogo, é incapaz de focar em duas coisas ao mesmo tempo – ou seja a crença de que podermos realizar várias tarefas ao mesmo tempo é errônea. O cérebro apenas consegue mudar o foco rapidamente. Para isso são sugeridos exercícios que estimulem a concentração – a disponibilização de espaços para auxiliar a produtividade com áreas de relaxamento é um exepmlo.

Goleman ainda sugere um tempo em nosso dia a dia para relaxarmos. Segundo ele, algumas horas de sua manhã são usadas para relaxar e meditar, assim, fortalecendo a concentração.

“Um dos maiores obstáculos para os empreendedores, empresários e vendedores é o comportamento de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não terminar as tarefas”, ressalta Rocha.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.