Café com ADM
#
Facebook irá retirar função bate-papo do aplicativo
Facebook irá retirar função bate-papo do aplicativo

Facebook irá retirar função bate-papo do aplicativo

Para trocar mensagens pelo smartphone ou tablet, usuário terá de baixar o Messenger, app específico para a função

O Facebook estaria planejando retirar a função bate-papo do seu aplicativo móvel, segundo informações divulgadas pelo site especializado The Verge. Para conversas com outros usuários em tempo real, seria necessário baixar o aplicativo Messenger para Android ou iOS. O botão para enviar mensagens será preservado, mas ao pressionar, o outro aplicativo será aberto -- de forma semelhante ao que acontece com o aplicativo para gerenciamento de páginas.

De acordo com o site, alguns usuários da Europa já estariam recebendo notificações de que, em duas semanas, eles não poderiam mais enviar mensagens através do aplicativo de rede social do Facebook. Para isso, terão de baixar o Messenger.

Um porta-voz do Facebook confirmou ao The Verge que a divisão entre o aplicativo do Messenger e do Facebook não é um teste, e que seguramente irá acontecer em outros países em um "futuro próximo". As únicas exceções seriam aparelhos Android de baixo custo, que normalmente têm menos espaço em disco, Windows Phone e tablets com o sistema operacional da Microsoft e o app Paper, aplicativo lançado recentemente pelo Facebook -- semelhante ao Flipboard --, que permanecerá com a função Messenger.

Apesar de o Facebook e Messenger funcionarem perfeitamente bem juntos -- em termos de experiência do usuário --, a separação deverá fazer com que ambos funcionem mais rápido e com menos falhas. "Uma vez que o processo esteja concluído, esperamos que os aplicativos principais trabalhem mais rápido", disse o porta-voz.

Bem avaliado na App Store, o Messenger permite formar grupos de conversas, enviar stickers, ver quando os contatos estão online e fazer chamadas gratuitas por conferência. Também é possível enviar mensagens para contatos telefônicos, não apenas do Facebook. Apesar de ter dois aplicativos quando poderia ter apenas um seja uma experiência pouco agradável para os usuários, o Messenger ocupa apenas 33,8 MB de espaço em disco.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.