Ética profissional para uma carreira de sucesso

O ambiente organizacional deve ser uma extensão da nossa casa e do ambiente social. Assim como nos mantemos direcionados com as regras de conduta de nossa sociedade, no trabalho não é diferente.

As condutas éticas devem ser seguidas a todo momento, é um exercício integral de cidadania. Essas regras de conduta são criadas para manterem a sociedade, empresas e profissionais, organizados a fim de manterem a harmonia nos ambientes onde são desempenhadas atividades.

Nesse sentido, para manter a ética profissional é preciso estar inserido nesses três contextos: social, profissional e organizacional. Fofocas, desvio de conduta, furto ou qualquer outro ato que prejudique, direta ou indiretamente, a empresa, podem ser considerados atos antiéticos e as organizações precisam estar preparadas, tanto para evitarem que isso ocorra, quanto para tomarem medidas cabíveis na ocorrência destes. Ou seja, devem ser aplicadas penas disciplinares, também vigentes na legislação, nos códigos de ética e nos manuais.

Para um profissional que deseja ter uma carreira plena e produtiva, ética é um dos preceitos para que isso ocorra. Mesmo com o mercado dinâmico, a velocidade das informações, da pressão por resultados, do excesso de trabalho e de outras questões, a ética, moral e um conduta exemplar devem ser seguidas pelo profissional.

A experiência técnica, a postura e comportamentos contam muito na hora da contratação, manutenção de um profissional no cargo e até mesmo sua promoção.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.