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Especialista dá dicas para pequenas lojas virtuais aumentarem as vendas na Copa

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico estima que o crescimento das vendas no período deve ser de 30%

A Copa do Mundo pode ser uma oportunidade de alavancar as vendas do comércio eletrônico nacional, mesmo para pequenas lojas virtuais que não são especializadas em artigos esportivos ou em produtos do Brasil.

De acordo com Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada (plataforma de criação de loja virtual grátis com mais de 60 mil empreendedores), o comércio eletrônico deve levar comodidade aos clientes que não querem sair de casa no período, graças ao grande movimento nas ruas. Além disso, para aumentar as vendas e lucros, os empresários devem aproveitar a competição e a comoção nacional para realizar promoções especiais e oferecer produtos exclusivos.

“Pesquisas mostram que o comércio é o terceiro segmento que mais irá lucrar com a Copa, atrás de hotelaria e alimentação. O e-commerce também deve abocanhar grande parte deste movimento”, explica Caetano. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico estima que o crescimento das vendas no período deve ser de 30%.

O diretor da Loja integrada elaborou sete passos para pequenas lojas virtuais ampliarem as vendas durante a Copa do Mundo, confira:

1) Promoções especiais: Ao longo da Copa do Mundo, levar a temática para dentro da loja virtual é uma forma do consumidor se interessar ainda mais pelos produtos. Além de investir em artigos das cores verde e amarelo, você pode personalizar o layout da loja para o evento.

2) Interaja com esta grande competição oferecendo, por exemplo, descontos se o Brasil ganhar uma partida ou se fizer um gol. Na dúvida, coloque na promoção os produtos que estão no estoque há bastante tempo, afinal mercadoria parada é dinheiro perdido.

3) Ampliar estoque e variedade de produtos. Invista em artigos personalizados, mas não apenas nas camisetas e bandeiras. Produtos para escritório e casa também são procurados.

4) Embora os artigos de maior destaque são do Brasil, pense em mercadorias de outras nacionalidades. Muitos brasileiros irão assistir a jogos de outras seleções e podem querer comprar um item dos times estrangeiros.

5) Não se iluda em cobrar caro para lucrar mais. O ideal é que você construa uma reputação com seus clientes, que traga boa relação custo benefício e faça ele voltar mais vezes para sua loja virtual.

6) Se você não se comunicar, o cliente não chegará até você. Defina seu público e mãos à obra. Redes sociais, Google, blogs, banner em outros blogs relacionados aos seus produtos, comparadores de preços, marketplaces, como o Mercado Livre e e-mail marketing são algumas formas de divulgação que funcionam bem para lojas virtuais.

7) Cuidado na hora de fazer publicidade. A Fifa tem uma lista de palavras que são apenas de uso dela, como Copa do Mundo, Fifa e Copa. Se você for investir em links patrocinados, use a imaginação.

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