Café com ADM
#

Entenda o que é cashback

Sistema ainda pouco conhecido é uma boa forma de economizar dinheiro

Realizar compras pela internet já não é mais nenhuma novidade para o brasileiro. Em 2013, as compras no e-commerce cresceram cerca de 25%, se comparadas ao ano anterior, atingindo a marca recorde de 50 milhões de usuários no Brasil. Diante disso, empresas se especializaram em realizar parcerias com grandes lojas para promover benefícios aos consumidores através de descontos, utilizando práticas como a compra em grupo, o cupom-desconto e a mais recente forma adotada e ainda pouco conhecida, o cashback.

O cashback é um sistema onde o comprador recebe parte do valor da sua compra de volta como forma de recompensa. Nesse sistema, o usuário não faz a compra inicialmente pelo site da loja de seu interesse, mas através de sites especializados que ao final o redirecionam para o site da loja onde a compra será realizada.

A ideia surgiu no mundo virtual com o Ebates, site de descontos fundado em 1998 nos Estados Unidos. Hoje, o site fatura mais de US$ 1 bilhão por ano. No Brasil, o serviço teve início em 2007 com a Compra3, mas devido à baixa força do e-commerce na época, a startup acabou fechando.

Em 2011, a Meliuz iniciou suas atividades no Brasil, inicialmente como site de descontos para compras online, adotando o cashback ainda no mesmo ano. No início eram 19 lojas de vendas online, hoje são mais de mil lojas cadastradas. Segundo Israel Salmen, sócio-fundador da empresa, o site tem uma base de clientes muito fieis, e chega hoje a 500 mil visitantes únicos por mês. Além da Meliuz, outras empresas também atuam no comércio eletrônico Brasileiro com a prática do cashback, como a Poup, a Cashola e a Maxximo Fidelidade.

Por levar o cliente à loja, os sites de recebem uma comissão pela compra. Uma parte dessa comissão é repassada ao consumidor, cumprindo o ciclo e objetivo final do serviço, a economia.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.