Café com ADM
#
Empreendedor mais MBA é igual a potencial ilimitado
Empreendedor mais MBA é igual a potencial ilimitado

Empreendedor mais MBA é igual a potencial ilimitado

Há muito potencial inexplorado em pessoas que têm ótimas ideias, mas nem sempre sabem como um MBA pode transformá-las em realidade

Em minha carreira, tive a sorte de trabalhar em diferentes tipos de negócios, vivenciando diversificadas perspectivas estratégicas. Liderei empresas como empreendedor e conheço bem as dificuldades e o entusiasmo de uma startup. Também atuei durante 13 anos na IBM, uma grande e dinâmica companhia.

As peculiaridades no modo como essas organizações operam deram-me uma grande admiração por aquilo que torna um empreendedor bem-sucedido. Por isso, passo agora meus dias na Duke Fuqua, preparando alunos para liderar startups de sucesso. Há muito potencial inexplorado em pessoas que têm ótimas ideias, mas nem sempre sabem como um MBA pode transformá-las em realidade. Para deixar isso muito claro, apresento seis motivos pelos quais se você for um empreendedor, não apenas será um excelente aluno de MBA, mas se destacará no mercado após conquistar seu diploma!

1) Você naturalmente quer aprender.

Os empreendedores são curiosos e estão sempre testando os limites e procurando a melhor maneira de fazer as coisas. Desafiam seus colegas e seus professores. Inovam constantemente, buscando caminhos diferentes. Isso faz de uma escola de negócios uma experiência particularmente robusta, rica em aprendizado, em um ambiente acadêmico rigoroso no qual todos são sagazes, inteligentes e apresentam uma perspectiva interessante.

2) Você ganha uma visão estrutural e pode utilizar sua formação para preencher rapidamente as lacunas que faltam para o sucesso.

Serei honesto: quando me matriculei no meu próprio programa de MBA na Fuqua, tinha baixas expectativas, mas achei que valeria a pena, a longo prazo, obter o diploma. Fiquei positivamente surpreso com o quanto tinha a aprender - e o quanto aprendi – com meus instrutores e meus colegas.

Meu MBA ajudou-me quando minha carreira tornou-se empreendedora. O que eu aprendi sobre marketing, contabilidade, finanças e até minha maneira de pensar foi muito importante para administrar uma empresa. Antes do curso, teria sido difícil conhecer as lacunas da minha formação, pois não tinha experiência nessas áreas.

3) O projeto de aula é a sua empresa.

Esse é um grande benefício: você pode realmente trabalhar na sua ideia de crédito escolar. E você está fazendo isso enquanto tira ideias de membros inteligentes do corpo docente, colegas e uma rede de ex-alunos e recursos universitários. Como todos esses elementos variam em cada escola, pesquise bem o que melhor atende suas necessidades antes de investir em um MBA.

4) Você será altamente valorizado na comunidade da escola de negócios.

Os empreendedores são criativos. Não estão dispostos a aceitar o status quo. Também estão voltados à ação. Este é o coração do empreendedorismo. Muitos estudantes de escolas de negócios têm grandes ideias, mas os empreendedores são frequentemente os primeiros a implementá-las. Por causa dessas qualidades, os alunos com mentalidade empreendedora tornam a escola de negócios um lugar mais interessante. Eles geralmente são os alunos mais ativos e inteligentes, os que tornam mais divertido estar na sala de aula.

5) Você ganhará habilidades que irão ajudá-lo por toda a sua 6vida.

As habilidades que você adquire ao fazer o MBA dar-lhe-ão a oportunidade de criar valor a longo prazo e durante toda a sua carreira, seja atuando como dono da sua própria empresa, trabalhando em uma pequena startup ou fazendo parte de uma grande companhia. Muitas vezes, quando encontro executivos que visitam a Fuqua, eles dizem estar mais interessados em contratar nossos alunos empreendedores. Isso é compreensível, pois o maior desafio enfrentado pelas empresas hoje é o gerenciamento da inovação.

6) Você ganha uma rede de contato que também estará com você por toda a vida.

Sua rede de contato mais óbvia serão seus colegas de classe. Daqui a alguns anos, quando você tiver uma questão de modelagem financeira, poderá entrar em contato com o especialista em finanças da sua turma, ou com o de marketing, operações e outras áreas. Terá, portanto, uma rede de ex-alunos que poderá orientá-lo, ajudá-lo e apoiá-lo. Seus colegas também terão conexões que podem contribuir, inclusive financeiramente, para o seu negócio.

Finalmente, você terá seus professores. Algo que me deixa muito feliz é conversar com ex-alunos, falar sobre desafios e, ao mesmo tempo, entender as razões pelas quais suas ideias foram bem-sucedida. Ainda não conheci um professor que não goste de conversar com ex-alunos e refletir sobre problemas que estejam enfrentando.

Nem toda startup será um Google, uma Apple ou uma Amazon. Porém, uma grande ideia sozinha não construiu essas empresas. Foram as pessoas que sabiam como levar os produtos aos consumidores, comercializá-los, desenvolver e conduzir estratégias que construíram essas companhias.

É por isso que, na minha opinião, um empreendedor + MBA = potencial ilimitado.


*Jon Fjeld é professor e diretor-executivo do Centro de Empreendedorismo e Inovação da Fuqua School of Business, da Duke University.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.