Embraer apresenta conceito de aeronave elétrica
Embraer apresenta conceito de aeronave elétrica

Embraer apresenta conceito de aeronave elétrica

Veículo é pensado para voos urbanos compartilhados e emite pouco ruído

Além de solicitar um carro (seja para você ou para uso compartilhado), um patinete ou uma bicicleta por meio de um aplicativo, em breve você também poderá chamar uma aeronave. Isso porque, para os serviços de transportes, o próximo passo é levar o usuário voando até onde ele quiser. E a "carona aérea" poderá ser feita em um trasporte elétrico que mais parece um drone e, em um futuro próximo, sem piloto.

Essa foi a proposta lançada pela EmbraerX, subsidiária de tecnologia e inovação em transporte aéreo da companhia brasileira, durante o Uber Elevate Summit 2019, conferência da companhia sobre transporte urbano pelo ar, em Washington, nos Estados Unidos. A aeronave elétrica com capacidade de decolagem e pouso na vertical, conhecida como eVTOL, na sigla em inglês, foi apresentada para o setor, investidores e representantes governamentais na segunda-feira (11).

Com oito rotores, baixa emissão de ruído e podendo ser adaptada para funcionamento autônomo, o eVTOL é um transporte pensado para operar de forma sustentável, utilizando melhor o espaço urbano, com emissão mínima de poluentes e baixos custos. O modelo ainda utiliza redundâncias dos sistemas para aprimorar a segurança do usuário.

O desenvolvimento desse conceito visa a melhor experiência possível ao passageiro, uma vez que a Uber tem unido esforços às empresas de aviação e inovação para desenvolver um veículo aéreo de compartilhamento que seja viável para o dia a dia das cidades.

EmbraerX

A subsidiária da Embraer é localizada na Flórida e tem também postos avançados na Califórnia e em Massachusetts que são integrados à sede da companhia no Brasil. Recentemente, uma plataforma de negócios que une empresas de aviação aos profissionais da área, o Beacon, foi lançado pela EmbraerX para manter as aeronaves operando e o setor aquecido.

café com admMinimizar