EaD, in company e cursos regulares: saiba qual a melhor solução em T&D para sua empresa
EaD, in company e cursos regulares: saiba qual a melhor solução em T&D para sua empresa

EaD, in company e cursos regulares: saiba qual a melhor solução em T&D para sua empresa

Entenda a importância do T&D para o desenvolvimento do seu negócio e conheça as vantagens oferecidas por três modalidades de educação corporativa.

Na hora de contratar uma solução corporativa de treinamento e desenvolvimento, é comum que o empresário ou gestor de RH tenha dúvidas quanto à modalidade de ensino. O Ensino a Distância (EAD) tem um melhor custo-benefício? Seria o caso de contratar um curso in company? Ou investir em cursos regulares é a melhor alternativa?

Neste artigo, vamos apontar algumas modalidades de treinamento e desenvolvimento e pontuar as vantagens e desvantagens de cada uma.

Minha empresa precisa de T&D?

Via de regra, organizações que têm uma política consistente de desenvolvimento de pessoas tendem a conseguir melhores resultados e se tornarem mais competitivas. T&D é um dos principais pilares da gestão do conhecimento nos negócios; sem essa capacidade, a empresa se torna vulnerável e pode ser atropelada por forças competitivas.

Mas, antes de investir, é necessário fazer uma análise sobre o clima organizacional para diagnosticar quais são as necessidades de aprimoramento. Esse é o primeiro passo para se desenvolver uma estratégia de T&D. Também é importante alinhar o foco e as expectativas dos colaboradores e da organização para otimizar os resultados obtidos.

Para obter o máximo aproveitamento, a modalidade também desempenha um papel importante. A seguir, vamos destacar três das principais e pontuar suas vantagens e diferenciais. Siga a leitura.

3 modalidades de cursos para T&D

1. In Company

Quando a empresa detecta um problema em determinado processo cujo reparo requer uma atualização profissional das equipes responsáveis, ela contrata um curso in company. Trata-se de uma modalidade que atua sobre um problema específico ou sobre uma área onde há oportunidade cujo aproveitamento depende do desenvolvimento de pessoas. Em geral, esse tipo de treinamento é oferecido dentro da empresa — daí seu nome —, e não em uma instalação externa.

É um formato que atua diretamente com foco em determinado processo. Geralmente, esse tipo de treinamento é conduzido por um profissional mais experiente na área que tanto pode ser um quadro da empresa quanto pode ser terceirizado.

Organizações de quaisquer setores podem utilizar treinamentos in company. Basta que apontem necessidades específicas que precisem de solução de curto e médio prazos. O programa de treinamento ficará responsável por oferecer conteúdo personalizado, cronograma que se encaixe na jornada de trabalho e pela apresentação de estudos de caso.

Vantagens:

  • atuação direta em uma causa ou oportunidade;
  • facilidade para mensurar o retorno sobre investimento;
  • conteúdo personalizado;
  • aprendizado dentro do contexto da empresa;
  • economia de tempo;
  • fortalecimento dos laços entre os profissionais e equipes.

2. EaD

É uma modalidade que tem apresentado bastante crescimento por sua praticidade. Hoje, 15% das empresas brasileiras oferecem algum tipo de treinamento mediado pela internet ou intranet, segundo o Panorama do Treinamento no Brasil. Sua principal característica é o uso de tecnologias de informação e comunicação para acessar conteúdos ofertados sob demanda.

A variedade de cursos e treinamentos disponíveis online é outro atrativo. É possível encontrar desde treinamentos específicos, como desenho arquitetônico, a outros mais gerais e voltados para negócios, como gestão, empreendedorismo, liderança e negociação.

Vantagens:

  • acesso instantâneo a partir de qualquer ponto conectado, inclusive no posto de trabalho;
  • materiais em vídeo;
  • interação com os instrutores à distância;
  • permite novos acessos sem custo extra para reforçar o conteúdo;
  • custos reduzidos, basta ter uma infraestrutura de acesso e adquirir o curso;
  • variedade de disciplinas oferecidas para desenvolvimento pessoal e profissional.

3. Cursos regulares

Normalmente são realizados de maneira presencial e focados no longo prazo. São desenhados para serem mais completos, abrangendo um corolário mais amplo de informações sobre determinado assunto. As matérias são menos práticas e mais teóricas, focadas na construção de uma base para a atuação profissional.

Por exigirem uma carga maior de leitura, os cursos regulares requerem um alto engajamento do profissional tanto durante as horas de estudo quanto fora delas. O custo é mais elevados, porém o nível de expectativa dos profissionais que passam por esses cursos também é maior.

Vantagens:

  • conteúdos em profundidade para atualização profissional;
  • voltado para qualquer profissional;
  • cursos completos para embasar a atuação profissional;
  • aumento do engajamento dos profissionais.

Uma política permanente de treinamento e desenvolvimento é essencial para que as empresas se mantenham competitivas. Mas também é necessário ter um planejamento estratégico de T&D para saber como atender a cada área específica da empresa, de modo a sanar deficiências ou otimizar para aproveitar oportunidades. Assim, é possível saber qual a modalidade de curso mais adequada para cada situação.

Agora que você tirou suas dúvidas sobre T&D, conheça os treinamentos e cursos oferecidos pela Innovia Training & Consulting.