Café com ADM
#
E esta geração Y?
E esta geração Y?

E esta geração Y?

Que é esta tal geração Y e o que ela vem causando no mundo corporativo?

As gerações são grupos com características similares, tratados por meio de uma cronologia ou uma linha do tempo. Por estas características, entendemos valores, motivações, preferências no ambiente de trabalho, forma de se comunicar, forma de aprender, postura, forma de se relacionar, entre outros. Apenas para elucidar, temos:

- Nascidos antes de 1945 - tradicionais
- Nascidos entre 1946 e 1964 - baby boomers
- Nascidos entre 1965 e 1977 - geração X
- Nascidos entre 1978 e 1995 - geração Y
- Nascidos após 1995 - geração Z

A geração X muitas vezes ajuda a Y no ambiente corporativo, tanto com os baby boomers, como com os tradicionais, que é onde há maior atrito. Como a geração Y é bastante questionadora, os tradicionais se ressentem muito desta postura, já que aprenderam a respeitar as regras e não questioná-las. A X tem um papel importante de tradução das gerações, já que é adepta das mudanças, mas de um jeito mais pragmático e não tão questionador.

Os indivíduos desta geração são tecnologicamente superiores; tendem a ter entendimento global; necessitam de reconhecimento positivo periódico; desejam crescimento rápido na carreira e são imediatistas. Tecnicamente eles são muito sofisticados; são multi-tarefeiros, fiéis aos seus projetos, informais, autônomos e individualistas. Não abrem mão de gerenciar simultaneamente sua vida pessoal e profissional. Precisam se sentir "fazendo parte" do time: liderança por coletividade e inclusão.

Esta geração já está no poder e toma decisões ponderando seus valores e preferências. Por conta disso, temos notado algumas mudanças de postura das companhias, tais como:

  • As empresas têm investido em tecnologia e comunicação. Elas querem estar conectadas aos clientes, fornecedores, e especialmente com o consumidor final;
  • A presença nas redes sociais como forma de comunicação e formação de opinião também tem acontecido;
  • Assuntos como qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho tendem a estar em questão com este grupo no comando; atenção principalmente para trabalhos part time ou parte do trabalho feito em home office: eles são tendências que ganham cada vez mais força;
  • Valores como sustentabilidade e lealdade também tendem a ser valorizados;
  • A velocidade tanto de promoções como de tomada de decisão fica mais intensa.

Com a Geração Y tomando decisões, teremos empresas cada vez mais verdes e focadas no consumidor final. Veremos toda uma cadeia envolvida com estes novos valores, desde os fornecedores até os consumidores. Isso tende a ser feito por meio de uma comunicação clara, transparente e direta, em uma velocidade nunca vista antes. Seja qual for sua geração, siga confiante e boa sorte!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.