Café com ADM
#
Dicas para quem vai viajar no Carnaval e deixará computadores desligados por muito tempo
Dicas para quem vai viajar no Carnaval e deixará computadores desligados por muito tempo

Dicas para quem vai viajar no Carnaval e deixará computadores desligados por muito tempo

Quando as máquinas ficarão ociosas por muitos dias, é importante fazer uma manutenção preventiva para evitar problemas

O carnaval se aproxima e muitos empresários já sonham com a tão merecida folga. Mas o retorno ao trabalho, após o feriado mais esperado do ano, pode vir acompanhado de uma enorme dor de cabeça, caso não haja uma manutenção preventiva nos computadores da empresa.

Isso porque o fato de manter as máquinas desligadas por um longo período, sem que antes seja feita uma prevenção adequada, pode danificar os equipamentos. Os principais problemas são decorrentes da umidade e da maresia, que causa a oxidação dos componentes metálicos. E cidades litorâneas, como Santos, acabam sendo ainda mais afetadas pela proximidade com o mar.

Segundo o analista de sistemas Edivaldo Santos, diretor da GS Tecnologia, o cobre a as ligas metálicas que contêm cobre, como o latão ou o bronze, quando expostos ao ar úmido contendo gás carbônico, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma crosta esverdeada chamada de zinabre.

“Depois que o zinabre se forma, ele impede a passagem da corrente elétrica, interrompendo a comunicação e comprometendo o funcionamento das placas de computadores. Além disso, a corrosão dos eletrodos pode unir dois componentes, provocando curto-circuito na máquina”, explica.

Por isso, antes de cair na folia, é importante fazer um check up completo das máquinas da empresa, alerta Santos. De acordo com Edivaldo, alguns produtos podem ser aplicados para diminuir a incidência de oxidação. “Também é importante manter seu PC sempre limpo, tanto por dentro quanto por fora”.

Na manutenção preventiva, técnicos especializados fazem a limpeza física no equipamento, com substâncias específicas para cada componente, e limpeza lógica, verificação e atualização de sistema operacional, atualização de antivírus e das ferramentas. “Às vezes a máquina está funcionando, mas está suja fisicamente. Se ficar parada e exposta à maresia, pode parar de funcionar de um dia para o outro”.

Conforme o especialista, uma manutenção simples e periódica pode evitar um prejuízo da ordem de R$ 1 mil por máquina. “Dependendo do problema, o técnico precisará trocar a placa mãe, o processador e a memória, porque muitas vezes não existe uma frequência pra trocar só a placa mãe. Tem que comprar praticamente um computador novo”, explica o analista de sistemas.

“A partir de uma semana parada, a máquina pode começar a dar problemas. Tudo vai depender da localização da máquina, tempo de vida útil e de falta de manutenção”, completa.

Empresas situadas acima do nível da rua devem fazer manutenção preventiva a cada três meses. Para estabelecimentos que ficam localizados no nível da rua, a cada dois meses. Já lojas de carros, oficinas, lojas de material de construção e restaurantes, que têm um fluxo grande de pessoas, devem fazer a prevenção mensal.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.