Dicas para perseverar no curso de inglês

Muitas pessoas se matriculam em cursos de inglês com o objetivo de aprender o tão requisitado segundo idioma , mas acabam desistindo antes de concluir. A coordenadora do departamento pedagógico do Fisk, Vera Laurenti Bianchini dá algumas dicas para que o profissional não desista no meio do curso.

O segundo semestre é o momento para começar a planejar as atividades do próximo ano. Promessas de iniciar a academia, fazer regime, se dedicar mais aos estudos, nem sempre são levados adiante. Com os cursos de idiomas acontece a mesma coisa, muitas pessoas se prontificam a fazer, efetuam a matrícula, compram o material, iniciam o curso, mas algum tempo depois, mesmo tendo consciência de que hoje é fundamental aprender, no mínimo, um segundo idioma, param de freqüentar as aulas.

No ambiente corporativo o domínio de uma segunda língua é cada vez mais importante. O inglês, por exemplo, pode ser decisivo na conquista de um emprego ou na disputa por uma promoção.


Para Vera Laurenti Bianchini, coordenadora do departamento pedagógico da Fisk, é imprescindível saber o motivo pelo qual a pessoa procurou o curso de idioma. "É preciso verificar se o aprendizado da língua é uma necessidade interna, ou seja, é vontade da própria pessoa, ou se é externa, se ela está estudando, porque precisa e está sendo cobrada por alguém."

A coordenadora enfatiza que as pessoas precisam entender que qualquer aprendizado exige três fatores essenciais: tempo, método e paciência. "Isso vale principalmente para os adultos, pois o domínio de uma segunda língua exige algum tempo e eles desejam um resultado imediato. Quando acham que isso não está acontecendo, se sentem incompetentes, se frustram e deixam de freqüentar as aulas."

É preciso que as pessoas coloquem na cabeça o que realmente querem. "O aluno precisa escolher uma escola que supra suas necessidades, ou seja, que lhe proporcione o que realmente deseja", finaliza.

Dicas para tirar o melhor proveito do curso:

• Não exigir demais de si mesmo;
• Estabelecer metas tangíveis;
• Aproveitar todos os recursos que a escola de idiomas oferece;
• Expandir o uso do idioma da escola para o dia-a-dia.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.